“Parceria Leituras de BD / O Santuário: Os 14 animais mais legais dos Quadrinhos”

Arquivos do Cadmus

por Venerável Victor “tratador de meta-macacos” Vaughan

Img-de-CapabeepoEles são os melhores amigos dos “super homens”. A Era de Prata dos quadrinhos (1956-1970) e dos desenhos animados foi uma época muito estranha. Nós tivemos o Batman viajando pelo espaço e encontrando aliens e a introdução de conceitos bizarros no universo de nossos heróis, como por exemplo os inúmeros super animais que pipocaram na cultura pop.

Apesar de parte desses quatorze (ou mais) animais que vocês verão nessa matéria aqui no santuário e no Leituras de BD, não foram criados nessa época, é inegável que a inspiração desse conceito veio sim da Era de Prata.

Alguns desses personagens foram apagados da continuidade de suas editoras, mas se você é um amante dos animais e um nerd de quadrinhos, sempre haverá um lugar no seu coração e na sua memória para essas maravilhosas criaturas.

1- Beepo & a Legião dos Super Animais

reign142-6

Um dos melhores exemplos das bizarrices da era de Prata dos quadrinhos, ele talvez tenha sido criado por influência da corrida espacial da época, pois como sabemos, os chipanzés (que na verdade são chamados de macacos erroneamente) eram usados abertamente como cobaias nas primeiras incursões ao espaço feitas pelo homem.

Beepo, o super macaco apareceu pela primeira vez em 1959. Ele era um símio kryptoniano que o pai biológico do Super homem, Jol El, enviou à Terra para garantir que a travessia na pequena nave que em seguida levaria Kal-El, seria segura para seu filho.

Como todo símio, Beepo ao chegar na Terra, movido por curiosidade se misturou com a humanidade e só foi visto anos depois, quando o jovem Superboy o encontrou fazendo “macacadas” por SmallVille… Imagina um macaco mais poderoso que qualquer outro super ser do planeta, contrariado? King Kong que nos proteja!

Como única alternativa viável para o jovem Kal-El na época, Beepo foi exilado no espaço, bem longe de nosso planeta, sozinho, tadinho.

superpets

Mas tempos depois, Beepo foi encontrado pela Supergirl e apresentado para os outros membros da super família, com os quais ele eventualmente formou um super grupo de animais kryptonianos, até que a Crise nas Infinitas Terras da DC apagasse ele de vez da cronologia.

2- Bionicão – Falcão Azul

original

Dinamite podia ser só o parceiro robô do super herói dos desenhos da Hanna-Barbera, Falcão Azul, mas esse seriado de vida curta tinha como título original o seu nome e não o do multi-milionário/socialite/filantropo/vigilante que combatia o crime nessa fantasia azul de carnaval! O show era uma sátira bem escrachada de Batman e Robin.

Mesmo sendo um robô repleto de traquitanas eletrônicas tão avançadas quanto o dinheiro podia comprar, além de membros e pescoço alongáveis, normalmente nenhum deles funcionava direito e só atrapalhavam o Falcão Azul.

O Bionicão tinha por maior talento a incompetência, mas sempre ao fim do episódio era o responsável por capturar o vilão, o que o redimia de qualquer trapalhada que causava a seu dono e colega de combate ao crime.

Entre os anos de 1976 e 1977, ele teve um desenho em que vivia aventuras ao lado do maior cão detetive da Hanna-Barbera, Scooby-Doo, o qual inspirou seus traços e aparência, assim como de diversos outros cachorros da ficção. Daí, você já imagina o tamanho da confusão!

3- Alfazema (Old Lace) – Fugitivos

oldlace

Alfazema é uma velociraptor geneticamente modificada do grupo de jovens órfãos, chamados de Fugitivos e um dos animais mais devotados ao seu dono de todo o universo de super heróis da Marvel Comics

Ela mantém um vínculo telepático com seu dono e é capaz de qualquer sacrifício para defender quem gosta. Apesar desse mesmo elo mental propiciar um certo controle por parte de quem estiver sendo seu dono no momento, Alfazema mantém um considerável nível de inteligência e livre arbítrio para tomar suas próprias decisões.

Essa grande lealdade que Alfazema nutria por seus companheiros custou sua vida ao se sacrificar para salvar a integrante mais nova dos Fugitivos na última edição de sua série.

Com certeza o ato mais altruístico que um ser vivo pode fazer , proporcionado um dos momentos mais emocionantes da história dos quadrinhos. Mais uma vez protagonizado por um personagem tido como inferior pelos humanos.

4- Gleek – Superamigos

Gleeksbucket

O animal de estimação dos Super-Gêmeos, é uma das memórias mais agradáveis de todos os fãs que cresceram assistindo os desenhos dos Superamigos.

Gleek é um macaco alienígena que além de seu rabo que estica bastante, realmente não faz muita coisa nos episódios, fora servir como alívio cômico.

Esse macaquinho azul parece ser inteligente o suficiente para entender inglês, apesar de só se comunicar através de sinais e jogos de adivinhação.

O que seria dos Super-Gêmeos se ele não aparecesse na última hora com o indefectível balde de água – guardado em algum armário da Sala da Justiça – para carregar Zan, enquanto Jaina – em forma de águia, claro – os transporta até onde a justiça precisa ser feita!

5- Hyperdog – Top Ten

2191684-hyperdog8

O sargento Kemlo Caesar é um doberman super inteligente dentro de um exo-esqueleto que lhe permite andar como um humano qualquer e ter mãos.

Ele é um dos melhores integrantes de uma equipe policial que protege o distrito de uma cidade totalmente povoada por super heróis, na série: Top Ten do mago inglês, Alan Moore.

2191685-hyperdog9Esse cachorro não apenas é o responsável por capturar alguns dos inúmeros super criminosos mais perigosos da ficção, como também se casou com uma ex prostituta, apesar da diferença entre espécies e juntos adotaram uma criança “especial”.

Ah! Já ia esquecendo! Kemlo com sua ficha profissional impecável e sua popularidade entre os habitantes de sua cidade, acabou por se tornar prefeito de lá.

“Servir e proteger” nos foi ensinado por sua espécie e não o contrário.

6- Horácio – Turma da Mônica

h002-02

No geral, a Terra tem se tornado um lugar muito mais bruto do que costumava ser, inclusive mesmo se comparado com a época da Pré História nos quadrinhos e hoje em dia nos surpreendemos com qualquer mínimo gesto de gentileza, o que é uma pena.

Apesar de ser um filhote de Tiranossaurus Rex, Horácio é gentil, carinho, amigos de todos e sempre preocupado em ser útil para quem quer que seja. Durante quase 30 anos suas histórias foram escritas e desenhadas exclusivamente pelo próprio Mauricio de Sousa, seu criador.

Apesar de ser um carnívoro ele insiste em manter uma dieta vegetariana. Sempre muito disputado pelas outras “dinossaurinhas” – por causa de seu coração de ouro.O maior sonho de Horácio é um dia conhecer sua mamãe.

h009-04

Reflexões filosóficas sobre o objetivo da vida à parte, Horácio é uma das maiores provas de como nós, animais que somos, podemos superar nossos instintos e naturezas e nos tornamos algo muito melhor para o mundo em que vivemos.

7- Dentinho (Lockjawn) e os Vingadores Animais!

CrystalLock

Dentinho é o cachorro de estimação da família real dos Inumanos – uma raça de humanoides super evoluídos e poderosos que vivem na Terra, porém afastados da humanidade. Ele é um bulldog gigante que tem a capacidade de se teleportar e levar consigo quem quiser para qualquer lugar do nosso planeta e do sistema solar.

Criado pelo “rei dos quadrinhos”, Jack Kirby, ele vem sendo coadjuvante de inúmeras aventuras desses personagens e com outros heróis do universo Marvel por décadas, desde sua primeira aparição nos anos sessenta.

Há alguns anos a editora lançou uma minissérie com Dentinho protagonizando, onde o cão dos Inumanos convocava alguns dos mais famosos super animais da editora, formando um grupo que eles mesmos viriam a chamar de: Vingadores Animais, inspirados nos heróis que haviam acompanhado por todos esses anos.

2785017-letter_17

Esse grupo é formado além de Dentinho, que o liderava, por: Throg, um sapo que achou um pedacinho perdido em uma batalha do encantado martelo do deus do trovão, Mjolnir, e por ser digno,  ganhou poderes semelhantes ao Thor e a capacidade de falar. Lockheed, o famoso dragão alienígena mal humorado da mutante Kitty Pryde. Asa Vermelha, o pássaro ajudante do herói, Falcão. Bola de Pelo, o gato de Speedball que ganhou poderes semelhantes ao herói no mesmo experimento que lhe conferiu suas habilidades. A cachorrinha da Tia May, Senhorita Leoa – criada para a série animada dos anos oitenta: “Homem Aranha e seus amigos” – que não possuía nenhum poder, mas desejava muito ser uma super heroína. E por fim Zabu, o tigre dentes de sabre de Kazar, o herói da Terra Selvagem.

Esses inusitados heróis enfrentaram desafios à altura dos “Maiores Heróis da Terra”, triunfando sobre a maior adversidade capaz de derrotar o mais bravo dos heróis: o preconceito da humanidade que insiste em que acreditemos que não estamos à altura de nossos sonhos.

871450-prv3020_pg1

LEIA A CONTINUAÇÃO DESSA MATÉRIA PARA VER OS OUTROS SETE SUPER ANIMAIS  E ESCOLHA SEU PREFERIDO NA NOSSA ENQUETE, CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO, NO FANTÁSTICO SITE PORTUGUÊS…

Banner Mário Super Extended

S_Final

970084_391794754254863_1340568612_n

Anúncios

36 comentários sobre ““Parceria Leituras de BD / O Santuário: Os 14 animais mais legais dos Quadrinhos”

  1. Com certeza meus favoritos são ideiafix e lockheed. A relação do último com Kitty Pride sempre foi demais! Gleek e Bionicão foram bem lembrados. Faltou o Macaco Azul (Bufkin) da série Fábulas, mas entendo a ausência frente a tantos clássicos…

    Curtir

  2. Vingadores Animais? Não conhecia! Achei… Animal1 no bom sentido! Quem tiver uma revista desta pra vender, me avise.
    O Bionicão é o meu favorito! Em uma aventura dele com Falcão Azul, em uma solenidade onde aparecia o prefeito da cidade onde se passavam os episódios, não pude deixar de me esquecer da tirada da versão dublada, quando o cão tenta justificar mais uma “bola fora”:
    – Ninguém é PREFEITO, senhor PERFEITO!
    _ Ninguém

    Curtir

  3. Nossa! Cada bicharada esquisita! hahaha
    Quando eu era criança, ficava imaginando se o Bionicão não tinha entrado no desenho errado por engano (hahaha), afinal, ele é quase o ScoobyDoo, e o Falcão Azul era tão sério… Talvez daí tenha vinda a sua vida curta.
    E quanto aos outros animais “sérios” das hq’s, ás vezes, é difícil ser fã de quadrinhos.
    hahahaha. Brincadeira, são bichinhos legais. O Gleek era a única coisa que fazia os Supergêmegos serem quase suportáveis.

    Curtir

  4. Sempre gostei do Lockheed, Zabu e, por que não, do Dentinho.
    Mas entre eles. o senhor Zabu. Amo sua relação “pai-filho-ou-irmão-irmão” com Kazar.

    Alfazema também é bem legal.
    Mas os bichinhos do Maurício de Souza são, talvez, insuperáveis: Horácio, o cãozinho Bidu; o cachorrinho do Cebolinha (esqueci o nome); Mingal (o gatinho da Magali) e até o coelho Sansão (que muitas vezes parece estar vivo)
    abraços, Victor

    Curtir

  5. Haha muito louca essa lista (eu amo listas). VVV como sempre demonstrando grande conhecimento nas HQs. Há quanto tempo eu não via o Gleek! Ele me lembra o Miau do Pokémon, sendo o mascote do casal. E preciso muito ler Top Ten…

    Curtir

  6. Nossa o alfazema deu saudade…cadé o cometa o unicornio da supermoça e o bidu ?? Morri de rir com o gleek e o bionicão!! Boa lista v3 !

    Curtir

  7. Adoro animais e quadrinhos, então, não tem como não ter achado essa matéria fantástica! Votei no krypto mas, Ideiafix fica com a menção honrosa e um lugar reservado no meu coração!!

    Curtir

  8. Zabu, é mais do que um PET. Ele é quase um irmão mais velho do Kazar. Já que ele que cuidou dele e de certo ângulo ensinou bastante pra ele. Krypto é o sonho de todo garoto. Um Cão superpoderoso leal e inteligente. Lembrando que ele morre pra salvar o Superman do Homem-Kryptonita, em “O que aconteceu com o Homem do Amanhã?”.
    Não sei quais vão aparecer na outra metade. Mas, adoraria ver Radar, o cão do Supremo.
    Mas se tivesse que escolher um… Dentinho, ele é o mais fofo, amigão e útil. Teleportando e mantendo tudo em ordem, sem que os Inumanos sequer percebam.

    Curtir

  9. Vou fica com o Beepo o super macaco, afinal suas origens são kryptonianas e tudo que vem desse extinto planeta me soa com muito bom grado. Não gostei muito da parte em que o jovem Kal-El teve que exilar o bichinho no infinito espaço.. achou que nem tão pouco nosso amigo Venerável Victor “tratador de meta-macacos” Vaughan gostou da atitude do super..rsrsrsrrs… mais enfim é isso..

    Curtir

  10. Ótimo texto! Meus preferidos são o Gleek, por toda carga emotiva nostálgica que ele desperta em mim; Krypto por ser o número 1 (na minha opinião) e o Dex-starr, por pura pena pelo que ele sofreu (risos). Aliás, senti falta de um bichinho que eu adorava: O gato amarelo e fedido da Liga da Justiça Europa, que acabou ficando com a Poderosa. A história em que descobrimos porque gostava de fazer xixi pela casa dela foi hilária (publicada em Wonder Woman 600). Mas entendo perfeitamente que frente a popularidade e importancia de tantos outros, ele nao tenha sido citado.

    Curtir

  11. Sem sombra de dúvida. Beepo e seus camaradas estão no topo. E são tão importantes que sumiram na Crise, mas estavam firmes e fortes com o velho Superman em Reino do Amanhã!!!! Matéria sensacional. Já estou indo ver a outra parte.

    Curtir

  12. Hmm… esse cachorro é um plágio descarado do Earthworm Jim, mas paciência…
    Eu citaria o Zabu do Kazar tambem, que é mais importante (mas menos gostosa) que a Shana. Milo do Máskara, considerando as hqs já feitas, tambem merecia uma citação.
    E, em tempo: PARABENS pelo Horácio!!!!

    Curtir

  13. Ótima matéria sobre os animais heróicos! Muito bom os Vingadores animais e eu adorava o desenho do Bionicão,não perdia um episódio! Os Super-animais marcaram época,principalmente o Krypto,o super-cão!

    Curtir

  14. A versatilidade dos poderes do Bionicão sempre me fascinaram, mas em honra de meus semelhantes símios, devo votar e fazer campanha pelo Gleec, maior carregador de baldes de todos os tempos!

    Curtir

  15. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Guardiões da Galáxia #4

    Terça – Fabulosos X-men #13

    Quarta – O Questão!

    Quinta – Os animais de estimação heróis!

    Sexta – Liga da Justiça # 0!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Superman: O Homem de Aço – Resenha do filme!!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s