ASTRO CITY #2 – “Você Ligou para o atendimento social da Guarda de Honra, em que posso ser útil? “

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de macacos metropolitanos” Vaughan

Img-de-Capaastrocity2A ideia de um suporte técnico para super heróis não é nova nos quadrinhos. Personagens como Snapper Carr e a própria Oráculo provam isso. Muitos roteiristas nas últimas décadas entenderam que qualquer atividade de super heroísmo necessitaria de alguma atenção por parte de uma administração organizada. Seria mesmo subestimar a inteligência de o leitor atual, fazê-lo acreditar que a cada vez que um crime é cometido, super seres estariam convenientemente por perto para combatê-lo.

Kurt Busiek, Brent Eric Anderson e Alex Ross
Kurt Busiek, Brent Eric Anderson e Alex Ross

O escritor veterano, Kurt Busiek, busca o tempo todo apresentar ao leitor sua versão mais realista do que seria uma linha de emergência para atividades super heroicas. Seu suporte técnico é calcado nessa edição no dia a dia dos seus funcionários e na sua missão de tentar separar o tempo todo ligações corriqueiras que poderiam ser facilmente resolvidas pela polícia local ou corpo de bombeiros, dos ataques ninjas e invasões alienígenas à Astro City.

Com respeito o roteirista nos apresenta esse mês, pessoas comuns. Apesar de obviamente super talentosas, nenhuma delas possuem super habilidades. Elas trabalham dia a dia apenas equipadas com sua inteligência, integridade, compaixão e bom senso. A ambição de se superarem como profissionais e crescerem em sua carreira faz com que o leitor se identifique com cada um deles, como se estivéssemos lendo ali sobre a vida de algum de nossos vizinhos ou colegas.

Astro City (2013-) 002-004

O fã fica tão envolvido com a forma com que a personagem Marella, recém admitida nesse especial “Call Center” é retratada, em sua angústia para receber a ligação que representaria o seu primeiro “grande salvamento” na firma, que quando ela ganha um puxão de orelha de sua chefe de setor, são nossas orelhas que doem.

Astro City (2013-) 002-011

A busca de Marella por glória pessoal, na avidez por atender apenas grandes casos, a frente da sua “verdadeira missão” de responder qualquer pessoa que ligue buscando ajuda, é criticada por sua superiora:

“Existem 3412 profissionais como vocês atendendo as chamadas de forma geral. Existem 150 outros atendentes para chamadas de maior emergência e as equipes que tratam de casos especiais são ainda menores. Eles não podem fazer seus trabalhos com precisão se tiverem que cuidar do de vocês”.

Você se sente inconfortável junto com a protagonista da edição e aceita cada vez mais a realidade da situação proposta. Trabalhar nos bastidores de uma operação super heroica tem suas vantagens e glamour também, como por exemplo conhecer seus ídolos e ícones e usar o teleportador do escritório para ter um dia de “mulherzinha”, fazendo compras com sua amigas de trabalho em Paris.

ASTRO_Cv2_4njq1rmcsa_
Capa de Alex Ross

A interessante arte de Brent Anderson evoluiu bastante da edição anterior para essa. Seu traço está mais consistente e bonito, proporcionando quadros mais limpos e condizentes com um título tão importante como esse. Algumas vezes quando esses mesmos quadros são vistos levando em conta as cores de Alex Sinclair, o fã até pode confundir seu trabalho com o de outro desenhista: Phil Jimenez, o que é um grande elogio.

No entanto, as cenas de ação do desenhista, continuam ainda bastante caóticas e estereotipadas, elas parecem artificiais demais. Talvez sejam perdoadas se o leitor acreditar que o objetivo dos quadros é homenagear as clássicas sequências de batalhas da histórias de heróis.

Astro City (2013-) 002-005

Busiek continua provando que é mestre em encontrar formas de tratar extraordinárias circunstâncias pela ótica do homem comum. E pela velocidade na evolução do traço de Anderson, essa série pode se tornar um título que quase beire a perfeição. O selo Vertigo e os fãs gradecem.

S_Final

1011956_552324618141902_366965219_n

Anúncios

9 comentários sobre “ASTRO CITY #2 – “Você Ligou para o atendimento social da Guarda de Honra, em que posso ser útil? “

  1. Esse título tem uma magia só dele… Apesar de falar de heróis, longe disso é do que se trata, amo muito! Tive umas dificuldades aqui e ali para me ambientar, pois vi muito pouco da série antiga, mas a wiki está aí para isso.

    Curtir

  2. Eu devo ser meio bobo mesmo, me emocionei com a hora que a telefonista conheceu a heroína Cleópatra, me coloquei no lugar dela, como se isso acontecesse comigo.

    Curtir

  3. Eu amo essa série, naturalmente nada mais é que uma continuação básica do projeto “Marvels” que fez tanto sucesso na Casa da Idéias pelo Busiek mesmo. E se está valendo, se é um time que está ganhando, porque não continuar??? Tenho que dizer: Astro City me representa!!! Bela resenha.

    Curtir

  4. Bem legal! Um título que já têm um publico grande formado, por isso é preciso chamar atenção deste publico para dizer que ainda se pode contar histórias inéditas. Acho que o título vai crescer muito, seguindo está ideia.

    Curtir

  5. É….enquanto os baixinhos carecas convencidos ganhadores de milhões por mês na Marvel fazem mer….hããã…titica, o Busiek que por muitas vezes deixou os Vingadores muito bonitos na foto num passado não tão distante e que sabe convencer e arrancar o lado heróico de qualquer personagem inspirando o leitor estraçalha em Astro City.
    Nada melhor do que a Vertigo adotar este belo filho bastardo, dando continuidade a estes contos urbanos que neste mês nos remetem aos sideckicks ligados na informação (como a Brigada Jovem e até o Batman também com aquele olho que tudo via e que depois foi dominado pelo OMAC do Lord!). É por causa de histórias assim que pessoas iguais a mim (com certa idade mais avançada, comparada a outros que aqui frequentam) não perdem a esperança neste tipo de material. Sempre para o alto e avante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  6. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Astro City #2!

    Terça – Fabulosos X-men #8!

    Quarta – O Questão!

    Quinta – Os 10 +

    Sexta – Monstro do Pântano # 0!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Promethea!
    s

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s