O QUESTÃO – este pequeno

0013_segunda-vista

Img-de-CapaQ#33Continuando a série de resenhas (resumos em vários momentos, tenho que admitir) dos encadernados  (TPB ou Tradepaperback nos EUA) de “O Questão” de  Dennis O’Neil (história), Denys Cowan e Malcolm Jones III (desenhos) e Tatjana Wood (cores). Peacemaker foi publicado pela DC Comics em Maio de 2010.

O Questão – criado por Steve Ditko

Por Carlos “aquela nuvem que passa lá em cima sou eu” Lenilton

Contém spoilers para os que ainda acreditam que lerão estas histórias em português.

Harold – Na terceira história do último encadernado (Número #33 na numeração original) da série O Questão encontramos Myra Fermim buscando sua filha Jackie no orfanato onde vive para um fim de semana em família, não sem antes ter dado um ultimato ao juiz Whelperson, notório corrupto e persona recorrente da série, ou ele entrega o cargo ou ela mesma o demitirá e jogará TODOS os seus podres no ventilador. É claro que o juiz tentará tirar algum coelho da sua cartola corrupta… Ao mesmo tempo somos apresentados a Harold, filho de uma rica família de Gotham. Seus pais, especialmente sua mãe, o detestam pois o que deveria ser um Apolo grego é na verdade um adolescente corcunda,mudo e deveras “desabonitado”. Harold porém tem um impressionante talento com ferramentas…

Question_Vol_1_33

Como era de se esperar o juiz Whelperson aproveita o fim de semana que chega para determinar a soltura de um dos criminosos mais brutais da cidade. Este terá até a Segunda-Feira, quando algum juiz mais digno poderá determinar uma nova ordem de prisão, para devolver o favor ao juiz: matar a prefeita Fermim.

E o Questão fará de tudo ao seu alcance para que tudo dê errado para os vilões.

Harold traz uma história eletrizante onde todas as situações se casam. O rapaz que foge de casa por se constantemente menosprezado pelos pais ,mesmo sendo um engenheiro mecânico de primeira, em direção a Hub City terá importancia vital para de Myra e Jackie Fermim e também do Questão de uma forma que só Dennis O’Neil e a série do Questão poderiam conceber. A história é rápida e bastante direta (acho que Howard Mackie deve ter lido esta história umas 500 vezes na vida) como se acontecesse em um punhado de horas até. Myra intima o juiz Whelperson, que adora um suborno, a se demitir ao mesmo tempo em que sai com a filha sem se preocupar com as consequências do seu ato (situação totalmente crível se nos lembrarmos de todas as lambanças praticadas pela prefeita no decorrer da série). O juiz manda soltar um assassino totalmente amoral e determina que sua retribuição é a cabeça de Myra Fermim numa bandeja. O tenente O’Toole imediatamente passa a informação pro repórter mais casca-grossa da cidade: Vic Sage (em vez de mais uma vez reclamar das coincidências vou tomá-las como parte do escopo da série). Vic se transforma no seu alter-ego e parte para o resgate indo direto pra casa do juiz e lá encontra o tal bandido que este soltou; um negão com quase dois metros e umas 200 toneladas de músculos. O cara é um monstro e detona o Questão (que diferente do Batman não é um sujeito infalível e irrefreável e por isso mesmo nós o adoramos) e sem querer contar a história em seus mínimos detalhes o herói do dia é o sujeito mais inesperado de todos os personagens que até aqui apareceram na série…ele mesmo: Harold que sem dizer uma palavra ou ser capaz de dar um chute com o pé alto devido ao seu “concundismo” (essa palavra existe?) salva a todos com sua incrível destreza com ferramentas. Nosso herói não salva o dia é fato, mas se supera em não se entregar a um brutamontes que o moeira TODAS as vezes em que se encontrassem. E heroísmo senhores é isso: continuar lutando mesmo com todas as condições desfavoráveis contra ti.

Image261

Uma salva de palmas aos três principais envolvidos nesta trama que estão a cada edição mais afinados:  Dennis O’Neil (história), Denys Cowan e Malcolm Jones III (desenhos)

Para quem não lembra ou não sabe Harold que depois seria de grande importância pro Batman e suas bat-séries como seu principal mecânico e inventor de bat-bugingangas teve sua primeira aparição aqui nesta aventura. Harold morreu durante  saga Silêncio mas isso é uma outra história…

S_Final

536182_643140119044665_220315691_n

Anúncios

9 comentários sobre “O QUESTÃO – este pequeno

    1. Sinto uma profunda tristeza por não ter mantido o mesmo nível durante todos os textos sobre a série do Questão mas isso é uma outra questão… muito obrigado pelo elogio Guy!

      Curtir

  1. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a presença do Harold. Li muitas histórias com ele na infância e desconhecia a sua origem. Um fos sidekics que sempre admirei. Não sabia que ele tinha morrido. E nem pro Snyder mudar isso depois do reboot. Uma pena.

    Curtir

  2. Harold foi muito usado tempos depois pelo próprio O’Neil nas histórias do Batman e seguido pelos autores da época, mas acabou dendo descartado… o que achei uma pena, era interessante saber que tinha uma pessoa que praticamente morava na caverna e reparava o equipamentos do Batman. Voltando ao Quest]ao, tenho ainda esperança de ler esse material em português, e depois da sua resenha, ainda com mais vontade…

    Curtir

    1. Tbm curtia esse lance de ter um mecânico de plantão na batcaverna, dava veracidade àquela batzona… Valew por mais uma vez me acompanhar nos resenhumos ( ora resenhas ora resumos) do Questão, Rodrigo!

      Curtir

  3. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – A União Q!

    Terça – Aquaman # 22!

    Quarta – O Questão!

    Quinta – Os 10 +

    Sexta – Liga da Justiça Dark # 0!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – A ficção científica está presente!
    s

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s