Gibis em Tablets? Quem está pronto para o próximo passo?

Por Rodrigo Garrit

tabletPapel ou tela? Virar uma página ou arrastar uma imagem? Biblioteca ou HD Virtual? Será que essas duas mídias poderão coexistir no futuro, ou uma está fadada a suprimir a outra? É uma questão de evolução… ou certas coisas não podem ser substituídas? 

Digital-Comics

Eu adoro ler gibis, mas uma coisa que gosto, é a sensação de ter uma revista nas mãos, virar cada página com cuidado ou então ir direto pra última numa crise de ansiedade… gosto do cheiro de tinta das revistas recentes, gosto de empilhar vários gibis em colunas enormes de quadrinhos, e também de admirar meus encadernados na estante.

CYBORG-009-TrulyDigital-Variant

Não é de hoje que livros e gibis ganharam suas versões digitais. Mas, até então, ler na telade um computador, nunca jamais em tempo algum substitui o prazer de folhear uma revista. Mas porém no entanto todavia, com o advento dos Tablets as coisas parecem estar ganhando uma nova proporção. Alguns dizem que ler na tela de um Tablet na sua poltrona ou sofá preferido é tão confortável quanto a versão impressa de papel. E é ecologicamente correto, etc e tal. Ainda acho que os tablets estão bem longe de substituir nossas queridas páginas, mesmo as mofadas e amareladas pelo tempo (são cicatrizes que contam mais histórias), mas se num primeiro momento relutei contra essa ideia, agora já acho que pode haver uma coexistência pacifica entre os digitais e os impressos. São pontos de vista tão divergentes quanto os do Professor Xavier e Magneto, mas em essência, humanos e mutantes… digo, digitais e impressos, são irmãos, um não exclui a existência do outro.

quadrinhos_digitais

Nessa questão filosófica, não sei quem é Magneto e quem é Professor X. Mas sei que o tempo avança, as coisas mudam e evoluem. O que não significa que eu não possa redigir um livro inteiro numa máquina de escrever do século retrasado se eu quiser.

E o que o futuro reserva afinal? Não importa. Desde que a humanidade continue sonhando, histórias, em quadrinhos ou não, vão continuar existindo, de uma forma ou de outra.

Futureworld21000

 

Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! ;)

Anúncios

15 comentários sobre “Gibis em Tablets? Quem está pronto para o próximo passo?

  1. Eu, como leitor balzáquiano, velho chato coroca e xexelento tenho minha opinião formada: Revista, encadernado, omnibus, TPB, HC, formatinho, pocketbook, é tudo papel. Nasci e me criei consumindo este tipo de mídia e não consigo me acostumar com outra. E ainda mais, a digitalização da nona arte democratiza e dá acesso ao material à qualquer um tendo acesso aos meios. Tira a magia da exclusividade (hoje se a gente quiser não precisar roer as unhas 1 ano esperando material gringo chegar no Brasil, ou morrer trocentas Dilmas nas Comics Shops). Aqui no Brasil este tipo de sentimento nem é tão cultuado (o fato de se ter uma raridade, uma edição valiosa, algo difícil de encontrar), quanto lá nos EUA (onde existe uma empresa prá avalair e lacrar quadrinhos, e assim ele se transforma numa verdadeira obra de arte e com valor monetário altíssimo). Hoje não leio nem por falta de espaço, mas por me desencantar com a cena na época (há 7 anos atrás, passei 23 anos colecionando material nacional e gringo). Hoje sei que seria bem mais fácil (como naquela época em que parei já começava a ser), mas as editoras, seus megaeventos prá convencer novins e o meu ar cético impedem isso. Não recrimino aqueles que recorrem aos meios digitais (seja oficial ou não oficial, pois a cultura deve ser alcançada da forma que cada um puder, o que não pode é ser ignorante dela), mas acredito que eles subtraem a magia que eu, como muitos outros, resquícios da Geração X, temos.

    Curtir

  2. Garrit, parabéns pela matéria. Concordo com você quando você diz que os tablets podem andar juntos com os quadrinhos impressos. Por exemplo, sou um leitor assíduo dos scan, onde acompanho toda semana os lançamentos da DC e da Marvel lá fora. Mas também não abro mão de comprar aquela revista tão esperada na banca de revista. Acredito também que a defasagem que existe em relação aos quadrinhos que saem por aqui faz com nos voltemos mais aos quadrinhos virtuais do que os impressos. Mas ai já é outro problema.

    Curtir

  3. Adorei a metáfora comparativa usada para descrever a relação entre tablets e quadrinhos.Creio que estes podem caminhar de mãos dadas.E também,podem auxilar na formação de novos leitores.Não só de quadrinhos,mas também de livros.Pois oferece uma grande praticidade,não só na apropriação do material,mas também pela forma diferente de se ler.Isso pode atrair nossas crianças,que consequentimente serão leitores.
    E com os tablets o acesso a diversos conteúdos se torna rápido e agradável.Nós que dependemos de pequenas quantidades de carinho e dinhero,ambos fornecidos pelo nosso mestre/domador/tratador.

    Curtir

    1. Obrigado Felipe, eu também acho que Tablets e gibis podem andar de mãos dadas, e ainda não estou pronto para não ler mais gibis impressos, e ao mesmo tempo, também quero ler gibis digitais. Acho que existe público para as duas mídias, assim como produtos que eu prefiro ter na estante guardada na minha coleção e outros que posso ler num tablet descompromissadamente, sem problemas… a tecnologia sugere uma convergência digital das mídias, mas acho que no futuro teremos espaço para separar os brinquedos em caixas diferentes… rs
      Abs!

      Curtir

      1. Garrit, tem um bom tempo que parei de comprar revistas impressas por causa dos mixes horrorosos da Panini, pela dificuldade de achá-los nas bancas da minha cidade, pelo atraso de um ano em relação aos EUA e pela falta de espaço em casa para guardar tanta revista!

        Com os “quadrinhos digitais” e o tablet, todos os meus problemas foram resolvidos e não sinto a menor falta de nada impresso.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s