OLHO POR OLHO

Bar da Barda

por Lucas “olho vivo” Justino

Img-de-CapaPunishernoirCreio que todos que possuem uma conta no facebook devem ter visto o vídeo, o qual mostra um policial atirando em um assaltante que tentava roubar uma moto de um cidadão. A cena toda foi filmada pela câmera instalada no capacete da vítima. Não me entenda mal, não estou aqui para criticar o policial Antônio Bernardo, que, aliás, está de parabéns, pois conseguiu impedir um crime, sem que ninguém tivesse que morrer no processo.

Lucas Justino – criado pelo pai e a mãe dele

Também não estou aqui defendendo o meliante, afinal ele merece ser punido diante do julgamento democrático conforme os termos estabelecidos na lei. Então que diabos estou fazendo aqui? Bem, estou aqui, nesse Santuário, para desabafar e tentar entender as milhares de pessoas que comemoraram a “suposta” morte do ladrão. Sim, sinto lhes informar, mas o ladrão não morreu.

Ele foi atingido na altura da cintura para que não pudesse reagir. Não é de hoje que a violência vem aumentando. A cada dia que passa, vemos notícias de crimes assustadores, gratuitos e sem nenhum motivo para milhares de mortes de inocentes. Entendo plenamente que todos nós estamos com medo da violência, e que queremos justiça.

Mas, não é na base do “olho por olho, dente por dente” que vamos resolver isso. Muito pelo contrário, isso só piora a situação. Frases como; “bandido bom é bandido morto”, “tinha que ter matado mesmo”, “antes ele do que eu” e milhares de outras frases desejando a morte do ladrão só ajuda a aumentar esse ciclo violento.

especially-not-superman

É como se voltássemos na época do Coliseu de Roma. Mas você já parou para pensar o que foi que o levou à vida do crime? “Ah Lucas, não me venha falar que a justificativa do roubo é por ter passado fome ou falta de oportunidade! Existem várias famílias e tantas outras pessoas que nasceram no mesmo lugar que esse sujeito e nunca roubaram!” Ok, mas a vida não é justa, e tem gente que consegue ter uma vida honesta, já outros não vêm outro jeito a não ser o crime.

É lógico, sempre tem os “fdps” que são maus mesmo e que nunca passaram por dificuldades e mesmo assim estão roubando (não é mesmo turminha de Brasília?). Eu não sei quantas pessoas esse ladrão matou, ou se ele não teve nenhuma chance na vida e teve que roubar para viver. Só sei que não posso decidir quem merece viver ou morrer.

E você também não. E é ai que eu admito que uma parte de mim vibrou quando o ladrão levou os dois tiros. E outra parte ficou triste quando descobriu que o ladrão não morreu. Mas também admito que só a ideia de comemorar a morte de alguém me assustou, e muito.

Querer a morte de uma pessoa, comemorar um bandido a menos, ou achar que cada policial deveria ser um Juiz Dredd ou um Justiceiro da vida não vai acabar com a violência. Mas infelizmente é isso que a grande maioria pensa. Até nos quadrinhos esse pensamento ganha força, é só ver o Superior Homem Aranha ou o Super-Homem da web série: “Injustice”.

Desculpem-me, mas é muito ingênuo pensar que só apelando para a tolerância zero que o país vai entrar num estado de paz absoluta. Ao contrário, isso só geraria ainda mais violência. Acredito que quem atira também morre um pouco por dentro, e se formos seguir esse raciocínio logo vai chegar a hora que estaremos todos mortos por dentro… E mortos de verdade.

S_Final

Na semana anterior, aqui no Santuário

semana#5

Anúncios

47 comentários sobre “OLHO POR OLHO

  1. Quando um criminoso é assassinado pela polícia em um confronto urbano, aparecem várias ONG’s chorando por Direitos Humanos, dizendo que a polícia é contra eles. Mas quando um policial é assassinado, estas mesmas ONG’s se calam.

    Curtir

  2. O que sempre me pergunto é onde estão as pessoas de bem, consideradas honestas. Relativamente, são poucos os que realmente se indignam com essas barbaridades, essas inversão de valores. Vemos isso a todo instante na tv. Policiais podem ser mortos impunemente, mas, se for bandido, a população se revolta contra os policiais. Isso está sendo orquestrado há muito tempo pelos governantes. Por isso o povo não enxerga, está ofuscado por shows de músicas, aparentemente gratuitos, por copa das Confederações, Copa do mundo, Olimpíadas, programas de tv chulos, sem nenhum conteúdo digno, imorais mesmo, ladrões do dinheiro público, tratados com respeito e melindre, pessoas fofoqueiras e ociosas, sendo tratadas como celebridades e ganhando muito bem pra isso, sendo incentivadores de pessoas igualmente fracas, sem honra, respeito ou pudor. Chegamos ao cumulo de ter como matéria de filosofia, a Valesca Popozuda, considerada pelo professor, uma pensadora contemporânia. Sócrates deve estar se removendo no túmulo. Estamos a caminho do caos, sendo manipulados de todos os lados. Parece que vivemos uma cegueira, letargia, uma indiferença com as coisas importantes para o ser humano. Alguns, mais fanáticos, dirão que é o final dos tempos. Mas como disso nosso Ministro da Justiça, é só o começo. ACORDA BRASIL.

    Curtir

  3. É o fim, que país é este? Se fosse nos E.U.A estes bandidos teriam levados uma dúzia de “bala”. Estamos cada dia mais desprotegidos e a bandidagem só aumentando. Tem hora que penso em mudar para um país de verdade.

    Curtir

  4. Os direitos humanos só protegem quem infringe os direitos humanos. Pense nisso… enquanto um ladrão está roubando as suas coisas. Pega ladrão!
    Um bom exemplo desse pensamento é a morte de bin Laden. Se você está pensando: “Meu Zeus, como as pessoas podem comemorar a morte de uma pessoa?”, é porque tem memória curta e esqueceu-se das TRÊS MIL pessoas que ele matou em 11 de setembro. Deles você não teve pena, né? SEU hipócrita.

    Curtir

  5. Os direitos humanos servem única e exclusivamente para servir a bandidos, filhos-da-puta, assassinos em série, estupradores, assaltantes entre outras pessoas que são as fezes da humanidade tiveram uma infância ruim e, por isso, podem sair matando todo mundo por aí fazem coisas horríveis sem pensar, coitadinhos. Eles merecem viver com muito luxo e conforto, ter geladeira e tv a cabo na prisão, ou ainda ficarem soltos cometendo suas atrocidades por aí. Em resumo pode-se dizer que os direitos humanos só servem para proteger vagabundos assassinos. Você, que é uma pessoa normal, não é acobertado por eles.
    O tempo passou e novas mudanças afetaram o mundo e se refletiram na anciã declaração ONUesca. No Brasil, por exemplo, ela se tornou direitos dos manos, que na prática prega isto:
    Estes direitos servem para: estupradores, assassinos, assaltantes, traficantes e outros criminosos da pior espécie (especialmente se forem menores de idade);
    Os criminosos podem fazer tudo o que não se pode fazer com eles;
    Eles são apenas vítimas da sociedade e excluídos, que estão apenas protestando contra isto;
    Eles não podem ser executados ou reprimidos. Devem ser tratados como em um hotel faive-stár;
    Os criminosos são bons; a sociedade é que é má, em especial, as vítimas de assaltos,
    sequestros, estupros, assassinatos, torturas, etc. Essas, são extremamente malignas, e merecem ser tratadas com os rigores da “JUSTIÇA”.

    Curtir

  6. Nos Estados Unidos o policial atira se o bandido olhar torto, correr, e ainda recebem medalhas do governo já no Brasil são punidos o país nojento esse.

    Curtir

  7. Veja outros casos absurdos de leis que apoiam a bandidagem:
    Proposta de Jean Wyllys que legaliza a maconha também prevê extinção da pena para traficantes
    Senadora apresenta projeto que torna pessoas que praticam furto em vítimas da mídia publicitária
    Deputado quer criar cadeia cinco estrelas e dia em homenagem ao encarcerado
    Policiais agem, prendem assaltante, recuperam o dinheiro roubado e são presos

    O Brasil é ou não é o melhor país do mundo pra bandidos morarem e empreenderem seus crimes?

    Curtir

  8. Melhor seria se o governo RESPEITASSE o resultado do referendo de 95 e liberasse as armas, ai quero ver esses bandidinhos tentarem brincar de ganhar a vida na vagabundagem.

    Curtir

  9. O policial também poderiam ter morrido ao cumprir o serviço por não ter usado força armada, e pior, inocentes também poderiam morrer e ser feitos de reféns pelos bandidos… simplesmente acontece!!! Mas nesse caso, pelo menos os inocentes, indefesos e verdadeiras vítimas não só não se machucaram como provaram o raro gostinho da justiça!!!

    Curtir

  10. Por que trabalhar é tão difícil pra vagabundo?

    Tenho pena não. Vão lá pra matar em troca de dinheiro. Mereceram morrer.

    Curtir

  11. Este é um dos momentos em que tenho orgulho de ser leitor d’O Santuário.

    Me espanta saber que tanta gente que gosta de quadrinhos, especialmente os de heróis, não assimila mensagens pacifistas (como em muito do Super-Homem) ou de igualdade e tolerância (como em X-Men). Pensam que a violência é a solução para alguma coisa, como se uma sociedade harmônica pudesse ser construída por punhos fechados.

    Relutei a assistir ao vídeo; quando vi, me espantei. O espanto redobrou ao ler os posts, os comentários, e fiquei bem emputecido com os memes, justamente porque dá pra notar que muita gente não quer refletir sobre os porquês mas destilar a violência que tem guardada em si, violência disfarçada de piada…

    Curtir

  12. Concordo totalmente com seu texto. A violência combatida com violência é uma batalha perdida. Violência se previne com educação e cultura, valores passados desde cedo, e dignidade para que uma pessoa não seja levada ao seu limite de sobrevivência.

    “Olho por olho, e o mundo acabará cego.” – Mahatma Gandhi

    Curtir

  13. Eu sou contra qualquer forma de violência ou justiça pelas próprias mãos, no caso desse policial a situação é bastante complicada, nunca simples, afinal o que faríamos se estivéssemos ali naquele momento e víssemos aquela cena dantesca???

    Mas concordo, de forma alguma vibrei por achar que o criminoso estava morto, vibrei sim, por ver a vítima salva e ilesa…

    Curtir

    1. Mas, querida, ai que está. Ele agiu dentro lei. Foi legitima defesa. Foi uma ação legal e condizente. Ainda mais correta porque ninguém morreu. Nem mesmo o criminoso.
      O que o nosso jovem cria do mundo inferior se refere é a violência sem sentido.
      Ou exagerada. Tipo, o policial quando cessada o risco da agressão, ele para.

      O problema são as pessoas que esperavam uma execução. Atirar até só sobrar carne moída. Essas sim, são o problema. Ações que só aumentam o ciclo de violência.

      Curtir

  14. Estimad@ blogger,

    Meu nome é Tatiana e gostaria de contar com o seu trabalho para uma campanha de publicidade no Brasil. Se está interessado, por favor responda a este email e te passo todas as informações necessárias para desenvolver o trabalho: tamin@ibooster.es

    Curtir

  15. O problema maior do Brasil é a impunidade, todos fazem o que querem pois sabem que dificilmente serão punidos nesse país!
    E aquele negócio de Garota Santuário é uma beleza viu!!!

    Curtir

  16. Realmente não sei o que pensar sobre esse assunto. Sou meio radical nas minhas opiniões e talvez, se fosse eu no lugar do policial, não teria atirado, mas se tivesse como, espancaria o ladrão, com intuito de expurgá-lo do mundo. Pq tiro é rápido. Não acredito que pobreza faça pessoas ficarem más, sei que muitas entram nisso por necessidade, mas a maioria é malandro que se acha esperto.
    De qqlr forma, olho por olho não é uma solução. Por que se uma das pessoas tiver o mínimo de caráter, será afetada pra sempre.

    Curtir

  17. Realmente é muito dificil opnar ou falar algo sobre a situação, chegamos a um ponto onde crimes são cometidos a luz do dia e não temos ajuda e nem o que fazer sobre isso, mas a questão é comemorar sobre a morte de uma pessoa?????

    Curtir

  18. Muito pertinente levantar essa bola sobre esse vídeo com a banalização da violência que vivemos cada vez mais

    Olho por olho, dente por dente? Eu não acho que seja por aí. Mas sim, o mais engraçado é que o cara nem morreu de fato, o policial foi incauto e irresponsável pois poderia ter acertado algum inocente no caminho…

    Já que estamos em um site que lida com o lúdico, o Santuário. Quer dizer que o Super Homem não pode matar o General Zod, que estava ameaçando inocentes, mas esse policial pode? Só quem não pode matar criminoso é personagem de quadrinhos? Que loucura…

    Assassinato é assassinato, oficialmente o Brasil não tem pena de morte, por mais que ela exista na cabeça de alguns…

    Sim, o Super Homem matou o Zod e lá se foram semanas de mimimimimi…….

    Curtir

  19. Muito boa a matéria!

    Fico meio assim porque nesses casos eu nunca sei o que dizer…
    Jamais ficaria do lado do ladrão, e mesmo você dizendo que são frases prontas, antes um ladrão do que um cidadão. A questões é que o ladrão também é cidadão, apenas escolheu um tipo de vida diferente, tipo esse, que não poderá ficar livre na sociedade e merece ser preso, Jamais morto! Ninguém merece trazer a tona o código de Hamurabi…

    Curtir

  20. Concordo com o seu texto,Lucas!

    Por isso só uso os raios repulsores pra tontear e não pra matar!!! Prender e julgar é o correto! Prender o bandido CUMPRIR a pena é mais correto ainda!!!

    Um abraço de Ferro!

    im

    Curtir

  21. “Que loucura que o mundo está se tornando, não?”

    Não… O mundo sempre foi essa loucura, a nossa sociedade aparenta estar bem mais civilizada, mas não consigo ver isso no nosso dia a dia concreto. Vítimas e criminosos estão cada vez mais implacáveis em seus conceitos e o Brasil… Bom, o Brasil é um país que se vangloria de ser pacífico, democrático e não preconceituoso… Que piada!

    talvez com exceção da merda dos EUA e alguns países onde o Islã (mal interpretado) predomina, o nosso seja justamente o mais hipócrita do mundo. Sem exageros, se não fosse pela Coca-cola, pílula anticoncepcional, o Canal Warner e a internet… Não veria diferença do nosso século para a Idade Média!

    A falta de informação ao se posicionar na web ou nas ruas no entanto, em um momento onde ela PREDOMINA é acima de tudo o maior crime. Opiniões vomitadas por pessoas que não se informam antes de falar… Em uma sociedade onde a informação AINDA é democrática e acessível.

    Minha opinião é a seguinte: Vingança não é Justiça. Estamos nos encaminhando para o fim. Esse mundo como o conhecemos não está se sustentando mais. Que um novo mundo ressurja.

    Sem educação e honestidade não dá mais pra continuar.

    Bom texto, jovem padawan. Obrigado por compartilhá-lo conosco.

    Curtir

  22. “Para garantir a paz vamos matar todos sem dó!”
    Parece que essa é a máxima da sociedade de hoje…

    Lembro da HQ em que o Coringa mata a policial Sarah Essen Gordon, 2ª esposa do Comissário Gordon, no capítulo final da saga Terra de Ninguém. Abalado c/ a perda, Gordon tem em suas mãos um revolver e o Coringa indefeso em sua frente… Cara, qualquer um de nós teria se rendido à emoção do momento e feito uma desgraça! Até porque a treta entre os personagens é antiga: lembra da Piada Mortal? Mas o que me marcou foram os argumentos do Batman deixando claro que a escolha seria do comissário, ele não iria impedi-lo. Porem deixou claro que derramar mais sangue não traria Sarah de volta nem diminuiria a dor que a partir de agora ele iria carregar. Essa visão humana e menos violenta é que me encanta nos super-heróis! Lutar por justiça não é dominar e matar! É defender o indefeso… Brigar por direitos… Proteger inocentes… Ser exemplo pra sociedade! O que nos diferencia dos animais é nossa capacidade de discernir o certo do errado! É não nos rendermos aos instintos!

    Parabéns pela reflexão Chegado!

    Ah, essa história foi publicada na Detective Comics # 741 (fevereiro de 2000) e no Brasil pela Ed. Abril na série Super-Heróis Premium Batman N°9 (abril de 2001).

    Curtir

    1. Quanta hipocrisia do caralho o cara sai toda noite para bater em criminosos e vem dar lição de moral nos outros esse Batman é um bosta do caralho se ele é contra matar bandidos nem deveria ser herói pra começar e deixar a policia prender os criminosos e não ele tentar fazer justiça com as próprias mãos isso é muita contradição pro meu gosto.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s