As famosas cidades de Jack Kirby – ASGARD “O Reino Dourado” ou “O Reino Eterno”

Arquivos do Cadmus

por Venerável Victor “tratador de macacos gigantes de Jotunheim” Vaughan

Img-de-CapaasgardDiretamente oriunda da mitologia Nórdica, a cidade de Asgard, que também dá nome ao reino principal e que apareceu primeiramente no Universo Marvel em “Journey into Mystery #85” (1962)  é o lar de um poderoso panteão de deuses (ou alienígenas, depende do seu ponto de vista), incluindo Thor, o deus do trovão.

Asgard – criada por Jack Kirby, Larry Lieber e Stan Lee (ele enche a boca pra dizer que criou também…)

Asgard é um planetoide interdimensional localizado na nossa Via Láctea, cuja superfície se assemelha em tamanho aos Estados Unidos da América e cujo reino possui leis físicas aparentemente diferentes das nossas.

500px-Asgard

Asgard não é um mundo esférico como a Terra ou a Lua, mas relativamente plano. Ele não possui o movimento de rotação ou translação, mas possui sim intervalos de dia e noite, com durações indeterminadas. Alguma força misteriosa funciona como o sol para os asgardianos. Não existe evidência de que esse reino possua mudanças de estações, porém algumas regiões de Asgard vivem em eterno inverno enquanto outras em eterno verão.

A gravidade de Asgard aparentemente irradia de algum lugar abaixo de seu solo rochoso, se formos presumir que as leis da gravidade são iguais nesse lugar. Existem montanhas e precipícios de onde objetos e seres podem cair no vácuo que envolve o lugar, mas alguma força desconhecida impede que os limites rochosos desse mundo entrem em erosão.

Essa mesma força (talvez a força Odim?) previne que os veios d’água, rios e lagos, assim como a  atmosfera de Asgard escapem e sejam dragados pelo vácuo. Os humanos e deuses descrevem esse reino como uma ilha que flutua em um “Mar de espaço”, onde embarcações que se assemelham a navios vikings são navegados por esses seres.

Ao passo que a gravidade desse lugar dificilmente pode ser comparada com a da Terra, a matéria comum desse lugar é muito mais densa que a nossa. Por exemplo, uma cadeira feita de madeira asgardiana é muito mais pesada e forte que uma igualmente feita no nosso planeta. Pedras, água, metal, carne, ossos, todos esses elementos são muito mais densos e duradouros que os da Terra.

Asgard_0002

A dimensão de Asgard inclui outras áreas, os habitantes se referem a esse lugar contendo nove reinos. Porém quatro deles ficam localizados na massa de terra principal. As outras ficam em dimensões acessíveis e próximas do reino principal.

Midgard é o plano de existência da Terra. Embora tecnicamente não faça parte da dimensão asgardiana, é considerado um dos Nove Mundos pelos asgardianos por causa de suas conexões significativas a Asgard.

Existem diversos portais por todo o “continente” asgardiano que dá acesso direto a esses outros cinco reinos – com exceção da Terra – o que dá a impressão de que todos os outros reinos fazem parte da massa de terra principal. No caso de um asgardiano precisar acessa a Terra, existe a poderosa ponte interdimensional chamada: Bifrost – ou Ponte do Arco Íris –  assim como outra passagem – menos conhecida – que dá acesso ao Monte Olimpo, lar dos deuses gregos. Mas já que esse reino não faz parte da cosmologia argardiana, essa passagem é a única artificial.

3118963-7003241894-Asgar

Outra característica fantástica do reino de Asgard é a misteriosa “Caverna do Tempo”, um lugar aparentemente natural onde a passagem para outros “tempos” no passado é possível.

Por essas e outras que Asgard é um ótimo lugar para se viajar, principalmente com esse calor insuportável que está assolando nosso país agora. Lá o clima na maior parte desse mundo é sempre ameno!

thor601

 quer conhecer também,  ATTILAN?

S_Final

Na semana anterior, aqui no Santuário

semana9

Leia aqui o Doutrinador!

544733_459713804098529_979187100_n

Anúncios

7 comentários sobre “As famosas cidades de Jack Kirby – ASGARD “O Reino Dourado” ou “O Reino Eterno”

  1. Foi muito bom uma coisa que você deixou claro nessa matéria, Asgard é uma cidade, mas também é todo um continente… Pois o que vemos nos quadrinhos quando ela é mostrada é apenas a capital que fica na pontinha da rocha…Deve ter muita gente que não entende isso e boia quando nas aventuras os argardianos saem pelos portões dourados da cidade estado e avançam pelos outros reinos…

    Curtir

  2. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Terça: Namor – Um tapinha não dói…

    Quarta: Asgard – O Reino Eterno!

    Quinta: Daniel HDR art

    Sexta: Quadrinhos

    Sábado: Umas tiras da pesada

    Domingo: Quadrinhos

    Tardis

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s