BUFFY, A CAÇA VAMPIROS: “A coisa sobre mudar o mundo é que uma vez que consegue, o mundo todo fica diferente”.

1481393_579817182071385_2064760960_n

buffyEste artigo contém spoilers. Mas essa série já não acabou? Sim, tudo bem, mas digamos que você tem dezesseis anos e vai comprar em DVD e assistir pela primeira vez? Tá vendo, não pode dizer que o Santuário não pensa nos seus devotos fiéis.  Então prepare sua estaca, alho e crucifixos. Hoje é dia de caçada!

Por Rodrigo  Garrit

Diz a lenda que antes do homem  surgir na Terra, os primeiros demônios chegaram através de uma das passagens chamadas de “Boca do Inferno”. Esses primeiros demônios atacaram as tribos humanas primitivas, alimentando-se delas. Porém, não se sabe como nem porque, os sobreviventes aos ataques acabaram se transformando numa raça híbrida entre as duas espécies. Assim surgiram os primeiros vampiros.

Mas o homem não era ignorante à magia. Eles realizaram um ritual, onde uma garota foi escolhida para lutar em favor de sua tribo. Eles a acorrentaram e a forçaram  a unir sua essência pura com o dos demônios do inferno, concedendo-lhe a mesma força e vitalidade superior. Assim nasceu a primeira caçadora.

De acordo com a lenda, ela deveria dedicar sua vida à caça dos demônios que aterrorizavam as tribos humanas. Não apenas os vampiros, mas toda e qualquer ameaça que surgisse.

Sempre deve existir uma caçadora no mundo. No momento em que uma delas morre, instantaneamente, outra garota em qualquer parte do planeta com o potencial para ser a defensora das tribos recebe seus poderes e parte de suas lembranças. Assim, criou-se uma linhagem de caçadoras que percorreu o tempo até chegar aos dias atuais.

Com o tempo, surgiram seitas e ordens com o intuito de procurar, treinar e proteger as potenciais caçadoras, que ganharam um professor/guardião que as ensinaria tudo sobre seus poderes e seus deveres.

Nos anos 90, uma nova caçadora surgiu em Sunnydale, cidadezinha que não por coincidência abrigava algumas Bocas do Inferno. A escolhida da vez foi Buffy Summers, líder de torcida popular recém chegada na cidade. A menina é procurada pelo seu guardão, um inglês chamado Giles, que lhe conta sobre o seu destino. Obviamente ela não acredita de cara, mas a infestação de vampiros na cidade chega a um ponto que não pode ser mais contida, e Buffy é obrigada a assumir o manto de caçadora.

Assim começam as aventuras conturbadas de Buffy e sua “Scooby Gang”, formada além de Giles por Willow e Xander. Com o passar dos anos outros entraram e mais alguns saíram. Inimigos se apaixonaram pela caçadora, e amigos se voltaram contra ela.

Durante sua trajetória, Buffy enfrentou diversas ameaças, desde os “simples” vampiros, à demônios mais poderosos, monstros assassinos, bruxas, magos do mal, seres de outras dimensões, episódios musicais a até deusas.

Alguns dos amigos de Buffy também tinham seus talentos especiais; Willow se revelou uma

The “Dark” Willow

bruxa poderosa, sendo possivelmente a mulher mais perigosa do mundo, e deu trabalho quando passou para o lado negro após sua namorada ter sido assassinada. Depois de quase decretar um apocalipse forçado, ela voltou a ser quem era.

Alías, impedir apocalipses era a especialidade desses jovens. Só não eram tão dramáticos quanto suas vidas pessoais.

O caminho de Buffy cruzou com o do vampiro Angelus, uma criatura desalmada, cruel e sanguinária. Mas após chacinar uma família de ciganos, ele recebeu uma maldição: eles lhe concederam uma alma. Com isso, ele passou a sentir um tremendo remorso por todo o mal que havia feito; passou a ser conhecido como Angel e empregou suas capacidades para ajudar a humanidade, alimentando-se apenas de sangue de porco. Mas a maldição não acabou por aí, pois tendo uma alma, ele adquiriu também um coração. No entanto, no seu momento de maior felicidade, quando encontrasse o seu verdadeiro amor, voltaria a ser Angelus e regressaria a sua vida de crimes hediondos ao redor do mundo. Assim sendo, ele se tornou um solitário por séculos, evitando qualquer tipo de aproximação prolongada com as pessoas. Mas ele não conseguiu se afastar de Buffy, que acendeu novamente a chama do seu coração e libertou a fera que vivia aprisionada dentro dele…

Angel

Angel acabou recuperando sua alma e ganhou até mesmo uma série própria, levando consigo parte do elenco de Buffy e introduzindo novos personagens.

Na batalha com o mestre dos vampiros de Sunnydale, Buffy cumpriu a profecia de que “morreria” para salvar a humanidade, o que realmente aconteceu, por afogamento. O que a profecia não revelou, foi que ela foi reanimada por seu amigo Xander e voltou a respirar, derrotando o mestre. Esses poucos minutos em que ela ficou morta foram o suficiente para que uma nova caçadora surgisse no mundo; Kendra. Ela conheceu Buffy e elas lutaram juntas, mas Kendra foi morta por Drusilla, amante do vampiro Spike.

Com a morte de Kendra, uma nova caçadora surgiu: Faith. Mas diferente de sua

Faith, a caça vampiros!

antecessora, ela era irresponsável e inconsequente, e desenvolveu um ódio mortal por Buffy, o que as levou a algumas batalhas épicas. Faith passou um tempo na cadeia depois de matar acidentalmente um humano com uma estaca no coração, e saiu de lá ainda revoltada e nada amigável, mas regenerada e tornou-se uma aliada na luta de Buffy. (O que não faz dela necessariamente uma amiga).

A estrada da caçadora continuou, e sua vida amorosa não melhorou. Namorou um camarada chamado Riley que gostava de ser chupado por vampiras – que lhe mordiam os pulsos e o pescoço, antes que pensem bobagens – e isso lhe causava uma sensação de prazer, como se fosse uma droga. Esse fato decretou o fim do relacionamento deles. Buffy manteria ainda uma relação de amor e ódio com outro vampiro; Spike – um assassino psicopata, mas se apaixonou de verdade por ela, tanto que passou o diabo para conseguir uma alma e se tornar merecedor desse amor, o que na prática não foi bem assim que aconteceu, embora ele tenha se tornado um valoroso aliado.

Buffy nos quadrinhos!

Na última temporada, Buffy enfrentou “O Primeiro”, um demônio que influenciava pessoas e era capaz de se materializar com a forma que quisesse. Ele estava disposto e libertar uma horda de demônios vampíricos pela boca do inferno de Sunnydale, uma raça primitiva e mais poderosa, e além disso começou a agir na surdina, usando uma seita de adoradores para destruir o conselho dos sentinelas e também a assassinar todas as caçadoras em potencial. Com isso, Buffy abrigou muitas das moças em sua casa, e decidiu treiná-las para o combate, apesar da ausência de poderes.

A primeira experiência delas em campo de combate não foi muito bem sucedida, terminando em baixas para a equipe de Buffy

Buffy teve uma experiência sensorial que a levou ao passado, fazendo-a sentir-se como a primeira caçadora da história, em companhia dos xamãs que lhe deram poderes. Eles lhe oferecem uma dádiva: aumentar exponencialmente seus poderes, mas com um preço – perder sua humanidade de forma irremediável. Apesar dos apelos dos xamãs, ela recusa a oferta, mas volta com outras idéias para sua época, ideias que podem mudar os rumos dessa guerra… ou mudar o mundo para sempre.

A caçadora recebeu um machado que pertenceu as antigas caçadoras, impregnado da magia que lhe concedeu os poderes. Ela entrega o machado para Willow e pede para que ela faça um feitiço. Ela diz que aqueles homens do passado eram bons, mas que diante dela está a mulher mais poderosa do mundo. Nem em seus maiores devaneios aqueles bruxos alcançaram o nível de poder de Willow, mas desde o incidente que a levou para o lado negro, Willow vem evitando usar magia, temendo se corromper novamente. O pedido de Buffy é um feitiço sem precedentes, algo que exigiria o poder máximo de Willow… relutante ela aceita.

Então, de posse do machado, o feitiço é conjurado e nesse momento, todas as garotas do mundo inteiro que têm o potencial para se tornar uma caçadora, tornam-se caçadoras, nos pontos mais remotos da Terra pequenas garotinhas exibem super força, mulheres revidam aos mau tratos de seus companheiros, e outras tantas usam desse dom para praticar o mal.

The “Scooby” Gang

Mas agora, munidas de todos os poderes de Buffy, as meninas se unem na batalha contra “O Primeiro” e sua horda de demônios; muito sangue é derramado e os poderes não são garantia de vitória. Mas Angel surge e entrega um colar místico a Buffy, um colar que pode selar para sempre a boca do inferno de Sunnydale. Mas quem o usa é Spike, que num último ato heroico se sacrifica para salvar seus amigos. Uma enorme explosão varre a cidade do mapa, mal dando tempo de Buffy e seus amigos fugirem. Muitos amigos se foram, outros ficaram gravemente feridos, mas a batalha havia sido vencida e mais um apocalipse foi evitado. Eles mudaram o mundo… e agora têm que enfrentar as consequências disso.

Claro que isso foi apenas uma pincelada que nem de longe faz justiça as sete temporadas do programa, que nos trouxe novos elementos interessantes para o mito do vampiro,

“Nós mudamos o mundo. E agora”?

respeitando sua essência.

Após o termino de Buffy, a série do Angel continuou sendo exibida, durando ao todo cinco temporadas. Spike reapareceu vivo em Angel, primeiro como um fantasma e depois em sua forma normal, e Buffy participou da temporada final de Angel (Buffy sim, a ATRIZ Sarah Michelle Geller, não).

Buffy continua suas histórias de onde pararam na série em sua versão em quadrinhos, que foi chamada de “Oitava Temporada”, pela Dark Horse, assim como Angel que continua sendo publicado.

Todo o universo de Buffy foi criado por Joss Whedon, que chegou a produzir um filme muito fraco com a personagem nos anos 80, mas que só decolou mesmo com a série de tevê. Whedon escreve ou supervisiona os roteiros de Buffy, e também atua esporadicamente como escritor de alguns gibis da Marvel, como a sua elogiada fase em X-Men. A versão em quadrinhos de Buffy foi publicada no Brasil em edição caprichada pela Panini.

Porque sempre que o mundo correr perigo, haverá uma caçadora lá para nos proteger.

Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será!
Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será!
Anúncios

15 comentários sobre “BUFFY, A CAÇA VAMPIROS: “A coisa sobre mudar o mundo é que uma vez que consegue, o mundo todo fica diferente”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s