“Com grandes criações vem grandes (i)responsabilidades” – O Pantera Negra!

1470730_575306952522408_1108207479_n

por Venerável Victor “tratador de macacos kirbyanos” Vaughan

Img-de-CapakirbyniverNo documentário “Com grandes poderes”, que fala da carreira de Stan Lee e dos primeiros anos da Marvel Comics, o velinho “presepeiro” fala do quanto ele queria ver mais gente de cor nos quadrinhos e assim decidiu que iria criar o Pantera Negra. Em momento algum ele mencionou o nome de Jack Kirby, lógico!

 


Eu acredito realmente que Lee ache mesmo que criou o Pantera Negra. Para quem não sabe, pouco tempo atrás o processo: “Disney/Marvel VS Kirby”, Stan Lee deu o testemunho de que ele achava que como editor, se ele aprovasse uma ideia originalmente de Kirby, ele se sentia no direito de dizer que criou aquela “ideia”…

Seria já razoável e elegante de Lee se ele falasse pelo menos, “nós” criamos o Pantera Negra e mencionasse o Jack Kirby, certo? Ou eu estou querendo demais, ao pedir que ele admita que um personagem secundário criado na década de sessenta tem por referência e co-idealizador o “rei” dos quadrinhos?

jack-kirby-black-panther-early-design001-655x1024

Esse é o visual original para o personagem, nesse momento ele foi chamado inicialmente de Tigre de Carvão. Provavelmente esse nome não faria tanto sucesso, mas obviamente já se identifica totalmente a mão do desenhista nesse processo de criação do rei de Wakanda. Herói que mescla super inteligência com folclore, influências culturais de outras civilizações e etnias, além de cidades míticas – tal qual Asgard, Attilan, a Super Cidade dos Novos Deuses… É pertinente dizer que a participação do velho Lee com o rei  T’Challa se dá – além de pedir para o desenhista criar um personagem negro – em pequenos detalhes para sua história – já pré definida por Kirby – e colocando as falas na boca do herói.

Em relatos da época ditos por colegas de trabalho, Jack já queria trabalhar com um super herói negro e assim escolheu o Tigre de Carvão – que já havia idealizado tempo antes para usar em algum momento. É certo que Stan Lee não gostou do visual original do personagem e nem do nome pomposo demais – ao velho estilo do rei – então Lee o rebatizou com um nome forte e super em alta na época em virtude do movimento dos Panteras Negras e Kirby voltou para a prancheta de desenho para fazer algumas alterações, por vontade própria ou não.

No segundo visual do personagem, agora já se aproximando do definitivo e icônico, Lee não gostou de um detalhe: o rosto aparecendo. Então Kirby cobriu totalmente a face do herói. O resto já sabemos: Jack Kirby desenhou totalmente a história e no final Stan Lee colocou as falas na boca de cada personagem.

Black_Panther_2Capas
Na primeira imagem: capa e visual rejeitados por Lee e na segunda imagem, a capa de estréia do Pantera já com seu visual definitivo

Muitos outros colegas de trabalho em suas confissões públicas falam que não tinham a lembrança de que Lee conscientemente tinha a vontade de criar um super herói negro em 1966. Outro detalhe é de que nesse ponto, Jack Kirby estava responsável por decidir as aventuras da revista do Quarteto Fantástico – algo que vinha fazendo há dois anos e meio – então é tão fácil assim de acreditar que do nada, Stan Lee decidiu se tornar um ativista social e então criou o T’Challa? Esse provavelmente é mais um trabalho de ficção do velho Lee, onde muitas vezes a fantasia atravessa os limites das comics e invade os registros históricos de sua vida profissional.

Sim, Stan Lee realmente colocava as falas nas bocas dos personagens nas histórias de Kirby, Ditko… E exigia diversas mudanças, na qualidade de editor que era na época. Por esse motivo muitos podem alegar que ele foi sim parte criador do Pantera Negra e muitos outros super heróis, mas daí ele sugerir que foi o único idealizador do conceito de um herói negro e que ele criou sozinho o personagem por causa disso… É insultar a memória de Kirby.

 Feliz aniversário, Santuário!

S_Final

1508409_575964849123285_314156911_n

Anúncios

5 comentários sobre ““Com grandes criações vem grandes (i)responsabilidades” – O Pantera Negra!

  1. Ninguém nega que Kirby ajudou muito a Marvel(principalmente com Thor e Quarteto Fantástico),assim como Ditko ajudou( com Homem-Aranha e Dr Estranho),mas sem a Liderança e decisões de Lee,a Marvel simplesmente não aconteceria!Há provas mais do que suficientes quanto a isso!Digam o que quiserem,os milhões de fãs de Stan Lee sempre vão admirar sua genialidade,suas criações,seus diálogos empolgantes!Stan Lee é o grande arquiteto da Marvel!

    Curtir

  2. O veinho presepeiro pode até falar, mas contra fatos, não há argumentos. E eles estão aí mais fortes que qualquer falácia apresentada e discorrida.
    E parabéns ao Santuario. Que venham muito mais anos desta parceria de quadrinhos e boas prosas.

    Curtir

    1. Stan Lee sem Jack Kirby=A Marvel continuou com o sucesso de sempre. Jack Kirby sem Stan Lee=Foi pra DC e “quebrou a cara”por lá,voltando pra Marvel(e sendo aceito de volta pelo bondoso Lee)>

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s