DOCTOR WHO! O Homem Que Ficou Para o Natal!

1481393_579817182071385_2064760960_n

wwhhooUma resenha de “The Time Of The Doctor”, especial de natal da série “Doctor Who”, que marca a despedida do ator Matt Smith no papel do viajante do tempo.

Contém spoilers revelações de leve sobre a história, que não devem ser alteradas desde que não ocorra nenhum defeito na TARDIS.

S_Final

Por Rodrigo Garrit

doctor_who_time_of_the_doctor-wide

Existe uma rachadura no tempo. Mas será preciso que o Doutor conserte isso… ou a rachadura precisa existir?

Uma mensagem singra o universo atraindo a atenção das mais perigosas raças alienígenas do universo. Mas essa mensagem é indecifrável, e sua origem, um improvável planeta, protegido por um poderoso escudo. Curiosos e também temerosos, os alienígenas estacionam suas naves ao redor desse planeta, em busca de respostas. A mensagem seria algo terrível, que traria a desgraça de todos, ou seria a possibilidade de benefícios indescritíveis e a chance de alcançar todos os seus objetivos?

Um certo alguém em especial não poderia ficar de fora desse evento. Mesmo que que não fosse profundamente de sua vontade, o Doutor é convocado por uma gigantesca estrutura Papal, uma especie de  santuário monumental orbitando o espaço, uma “Igreja do Silêncio” no céu onde só se pode entrar sem roupas… e eles querem que o doutor seja  o primeiro a tentar decifrar o significado da mensagem e quais consequências ela trará para o universo.

Enquanto isso, na Terra, Clara Oswald, está tentando sem sucesso assar seu peru de natal, ao mesmo tempo em que tenta impressionar sua família ao contar uma pequena mentira para eles: seu novo namorado virá para a ceia. Como ela não tem nenhum namorado, pede esse pequeno favor ao seu grande amigo.

uktv-doctor-who-time-of-the-doctor-xmas-special-1
Matt Smith

Mas poderia nosso intrépido Doutor salvar o universo e ao mesmo tempo ludibriar a família Oswald?

Quem já conhece o tom das aventuras de Doctor Who, sabe que há um misto de adrenalina com bom humor e muitas reviravoltas inteligentes. O programa segue em sua linha de leveza, sem grandes cenas fortes ou violentas que possam chocar ninguém, mas nem por isso deixa de lado sua carga dramática e seu alto teor de ação, com inimigos implacáveis atacando de todos os lados, ao mesmo tempo, criando um verdadeiro cerco contra o Doutor, deixando-o no limite onde a maioria desistiria, forçando-o a sempre encontrar uma solução para os problemas com seu característico bom humor, não importando quão terrível seja a situação.

O Doutor está disposto a deixar todos os que lhe são caros em segurança, e já tem dentro de si a total aceitação de sua própria morte.

E inimigos são o que não faltam… Daleks, Cybermen, Weeping Angels e Silence, entre outros.

Time-of-the-Doctor-f1
Cybermen

Um dos melhores diálogos, (entre tantos) é quando ele diz que sempre tem um plano, mesmo quando não tem plano nenhum. Basta dizer isso em voz alta, com convicção… e até o mais terrível ditador recua sem saber qual Ás ele tirará da manga.

Tudo é feito com muita inventividade… fica óbvio o respeito e admiração que os produtores e roteiristas da série têm para com ela. Algumas cenas são desperdiçadas com subtramas de menor importância, mas  nada que não seja totalmente fiel ao universo de Doctor Who, e esse respeito garante a qualidade do programa, que não por acaso, é a série de ficção científica mais longínqua da história da televisão mundial.

Como de costume temos muitas referências a mitologia da série. É um especial de natal do tipo que já se tornou uma tradição do programa, e como tal tem todo o sabor emotivo e épico da data. Mas este em especial será além de épico, um divisor de águas, pois será a última participação do ator Matt Smith, que se regenerará e dará lugar a um novo Doutor, com novo rosto e sobre o qual quase nada se sabe.

Mas as leis da regeneração dos Senhores do Tempo são bem claras… só podem ocorrer 12 vezes. Sendo assim, como ele pode sofrer a metamorfose uma décima terceira vez? Só digo uma coisa… desta vez a coisa ocorreu de forma tão distinta que a liberação de energia não apenas alterou o corpo do Doutor, como também pôde ser usada como uma poderosa arma de destruição…

Esse e outros mistérios são revelados no especial, com uma trama muito bem amarrada e que agradará a todos os fãs da série. Embora muitos já estejam sentindo há meses o pesar pela despedida de Matt Smith, digo que, tudo é feito de forma extremamente honrosa, o bastão é passado de forma digna e o legado – ao que tudo indica – permanecerá imaculado.

Matt_Smith_regenerates_into_Peter_Capaldi_in_Doctor_Who_Christmas_special_2013
Peter Capaldi.

O que nos resta agora é a grande expectativa de como ficará a série sem Matt Smith, e se o novo ator escalado para interpretar o Doutor – Peter Capaldi – estará a altura de encarar o desafio.

O futuro ainda não foi escrito. Torço para que a TARDIS esteja em boas mãos…

Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! ;)
Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! 😉

LEIA TAMBÉM:

 -º  DOUTOR QUEM? SAIBA TUDO SOBRE ELE! º-

-º RESENHA DOS ESPECIAL DE 50 ANOS DE DOCTOR WHO! º-

-º DOCTOR WHO: UMA REALIDADE ALTERNATIVA!  º-

trenzalore

Anúncios

8 comentários sobre “DOCTOR WHO! O Homem Que Ficou Para o Natal!

    1. Concordo que ficou bem mais fraco do que “The name of the Doctor” e “The Day of the Doctor”, teve pontos altos e baixos como citei na resenha, mas mesmo assim eu diria que não foi perda total. Talvez a expectativa tenha sido muito alta, isso acaba causando certa decepção mesmo.

      Curtir

      1. Liga não Rodrigo! Viúvo do Russel esse aí.
        Caro Hugo, entenda que tudo muda e como o próprio Doctor diz: Nada é para sempre, tudo muda, só nos resta seguir em frente. Goste você ou não!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s