ARROW: “Blast Radius”.

Cine Sant´s

ARROWResenha de ARROW: “Blastius Radius” . S02E10.

Atenção: Contém SpeedSpoilersRevelações sobre a história!

S_Final

Por Rodrigo Garrit

33

O nome dele é Oliver Queen…

E ele está evoluindo. Na primeira temporada, tínhamos o “vigilante” que seguia uma lista para limpar a cidade e matava indiscriminadamente. Agora vemos sua mudança de atitude… ele ainda mata, mas só quando necessário… Afastando-o do vigilantismo e colocando-o como o herói que ele deve ser.

Mas muitas coisas estão convergindo agora, fatos ocorridos quando Oliver ficou à deriva na ilha onde perdeu (?) cinco anos de sua vida. E esses fatos estão vindo à tona da pior forma e na pior hora possível. Starling City ainda não se recuperou totalmente do atentado engendrado por Malcolm Merlyn (vulgo “Arqueiro Negro”, interpretado pelo ator John Barrowman, o Capitão Jack Harkness de “Doctor Who” e “Torchwood”), que destruiu o Glades, uma área mais pobre da cidade matando centenas de pessoas. No rastro dessa destruição, o vereador Sebastian Blood está construindo sua plataforma política a fim de se tornar o novo prefeito da cidade, conquistando até mesmo a confiança do vigilante da cidade.

Mas Sebastian está longe de estar do lado dos anjos. Ele é uma das engrenagens criminosas por trás da criação de supercriminosos através da substância conhecida como “Mirakuru”, a qual já foi usada para criar a monstruosidade que se tornou Cyrus Gold (vulgo “Salomon Grundy”). A mesma sustância foi injetada em Roy Harper (interpretado por Colton Haynes, que viveu Jackson Whittemore nas duas primeiras temporadas de Teen Wolf), e embora ele tenha escapado aparentemente incólume, já está sentido os efeitos da droga em seu corpo. A droga Mirakuru parece ter a propriedade de alterar o gene humano, transformando pessoas em super soldados… ou monstros.

Embora Arrow seja protagonizada pelo Arqueiro Verde, os fãs dos quadrinhos recebem vários “brindes” dos roteiristas na forma de referências a vários outros personagens das HQs. Esse episódio contou com um terrorista político apelidado de “Estilhaço” (notório inimigo do Flash), sem mencionar o fato do código do Tenente Lance ao reportar a explosão causada por ele ser “DC-52’”…

Dinah Lance
Dinah Lance

Os que achavam que a série seguiria os moldes da extinta “Smallville” (que inclusive contou com a presença de um Oliver Queen/Arqueiro Verde) tiveram uma grande surpresa.  Desta vez os produtores estão com mais coragem para avançar a história. Smallville teve alguns ótimos momentos, principalmente nas temporadas iniciais, mas aos poucos foi se tornando muito “covarde”, tinha medo de mudar o status quo do seriado e perder os fãs. Se tivessem sido mais ousados, ganhariam muito mais em qualidade.

Vale mencionar que o episódio anterior “Três Fantasmas” foi simplesmente épico. Achei sensacional a forma como eles estão utilizando os personagens dos quadrinhos na série. Roy Harper, Shado, Salomão Grundy, Barry Allen, Sebastian Blood, Slade Wilson, Helena Betinelli, Pistoleiro, Conde Vertigo e etc… fora os personagens que nasceram na tevê e são tão bons que mereciam ir para os quadrinhos… Diggle, Felicity e Thea, principalmente.

Um exemplo de avanço da história pela série é a sequencia com o acidente de Barry Allen… que em breve ganhará uma série própria como Flash.

Barry Allen
Barry Allen

Os fãs dos Novos Titãs também reconhecem vários elementos das histórias da equipe na série. Fora a óbvia participação de Roy Harper, (co-fundador da equipe nos quadrinhos), temos Sebastian Blood, que nas HQs é o vilão conhecido como Irmão Sangue, e claro, o grande maestro por trás das ações de Blood: Slade Wilson, o Exterminador. E é através dele que os eventos ocorridos na ilha, constantemente mostrados a cada episódio na forma de flashbacks vêm convergindo agora na vida dos personagens. Slade esteve na ilha com Oliver, inclusive ajudando em seu treinamento junto da arqueira e artista marcial Shado. Lá eles encontraram o carregamento perdido de “Mirakuru”, o qual foi injetado em Slade numa tentatica de salvar sua vida após ser gravemente ferido.  Ele foi salvo e a droga lhe deu habilidades sobre-humanas, mas afetou sua mente. Nessa época, eles lutaram para escapar do ambicioso Professor Ivo, que queria obter a fórmula a qualquer custo, chegando a recrutar Sarah Lance por um curto período de tempo. Sarah é irmã de Dinah, que havia sido dado como morta, mas retornou recentemente agindo sob a identidade de Canário Negro, alegando ter recebido treinamento da Liga das Sombras, comandada por Ras Al Ghul… os mesmos que também treinaram um certo órfão chamado Bruce Wayne quando ele viajou pelo mundo em busca de aprimoramento físico e mental. (Bruce não é mencionado na série, mas Ras Al Ghul sim).

O professor Ivo também é um personagem recorrente nos quadrinhos, sendo um cientista brilhante que por várias vezes quase conseguiu derrotar a Liga da Justiça através de sua maior criação, o androide “Amazo”, que copiava os poderes dos membros da equipe. Na série, vimos que o nome do navio dele é Amazo…

Recentemente, Oliver vem tentando localizar o paradeiro do “homem com máscara de caveira”, responsável pela manipulação da droga Mirakuru, sem desconfiar que se trata de Sebastian Blood. Mas Dinah está bem mais perto de descobrir toda a verdade.

Slade Wilson
Slade Wilson

Como sempre, a equipe de Oliver funciona em perfeita sincronia, ajudando-o em suas missões de forma excepcional, exceto por uma pequena distração por parte de Felicity, preocupada com seu amigo Barry Allen de Central City, que foi atingido por um raio e encontra-se em coma…

Com mais esse ótimo episódio, Arrow se consolida ainda mais em uma mídia que há anos não fazia jus aos personagens da DC Comics na televisão… exceto por Smallville, mesmo com seus altos e baixos.

A série abre caminho para várias boas possibilidades, integrando personagens comuns aos quadrinhos ao formato televisivo e dando a eles versões por vezes inusitadas mas nem por isso desinteressantes… na verdade algumas coisas mostradas ali poderiam fazer o caminho inverso e ser aproveitadas nas HQs…

O sucesso da série já teve um reflexo positivo nesse sentido: a total reformulação da equipe criativa do Arqueiro Verde, cujas histórias insossas publicadas desde o início dos Novos 52 são agora conduzidas pelos roteiros de Jeff Lemire e arte de Andrea Sorrentino, elevando a qualidade ao ponto do mesmo ganhar uma ótima revista mensal publicada aqui no Brasil pela Panini, onde acertadamente também temos as histórias de Aves de Rapina e do Exterminador.

Mas isso será alvo de uma outra resenha…

Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! ;)
Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! 😉

https://www.youtube.com/watch?v=bTw38x7avxc

S02E10 = Season 02, Episode 10 = Episódio 10, 2ª Temporada.

Anúncios

5 comentários sobre “ARROW: “Blast Radius”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s