As Aventuras da Liga da Justiça: Armadilha do Tempo!

cine sant´s

CAPA

Resenha da animação “As Aventuras da Liga da Justiça: Armadilha do Tempo” (JLA Adventures: Trapped in Time).

S_Final

Por Rodrigo Garrit

Lex Luthor foi dado como morto, e a Legião do Mal foi rechaçada pela Liga da Justiça.  Mil anos no futuro, os jovens aspirantes a integrar a Legião dos Super heróis, Vésper e Karatê Kid, fazem uma descoberta surpreendente em um museu, e acidentalmente trazem Luthor de volta… que por sua vez liberta o Senhor do Tempo, que sob seu comando, viaja através das linhas temporais para apagar Superman e toda a Liga da existência. Só que Vésper e Karatê Kid também voltam ao passado na tentativa de consertar seu erro e impedir o fim de seus heróis. Mas os dois jovens inexperientes poderão dar conta do recado?

LSOgoXp

E quem disse que as animações da DC  estão presas à cronologia e as amarras do tempo?

Uma das gratas surpresas que tive recentemente foi assistir ao desenho “As Aventuras da  Liga da Justiça: Armadilha do Tempo”. Uma animação onde a viagem temporal é abordada de forma inusitada e presta homenagem a alguns antigos elementos sem deixar de lado as mais recentes mudanças ocorridas nos personagens após a reformulação editorial de suas histórias. (Cansei de usar a palavra “reboot” ou “relaunch” ou “o raio que o parta”).

Quem se lembra do antigo desenho dos Superamigos vai sacar logo de cara várias referências. Esse desenho foi  importante porque apresentou os personagens da DC para o grande público, uma vez que (literalmente) no século passado, não havia internet e a tevê era o grande meio de comunicação das massas. Os quadrinhos sempre tiveram seu espaço, mas os super-heróis não eram tão populares com as crianças, (salvo exceções, tipo EU), então Superamigos teve  o mérito de apresentar esse universo a um público mais jovem, que cativados pelo desenho, buscaram mais sobre esses personagens nos quadrinhos.

A nova animação presta, ao meu ver, o mesmo serviço. Não tem um roteiro profundo, violento e descolado. É infantil, mas não é idiota. Uma história ingênua, mas de qualidade, atendendo com louvor o público ao qual é destinada.

Karatê Kid e Vésper.
Karatê Kid e Vésper.

As homenagens da atual animação ao desenho dos Superamigos já começam na abertura, com heróis e vilões correndo um em direção ao outro. O Superman usa o traje dos Novos 52, mas a formação da Liga tem a curiosidade de contar com Batman e Robin. O menino prodígio era membro efetivo no desenho dos anos 80. A presença do Cyborg também é curiosa, porque embora ele seja parte da equipe desde que a Liga foi reformulada, ele também fez parte do grupo dos Superamigos em suas últimas temporadas. O Flash utilizado para o desenho parece ser Wally West, e não Barry Allen… as dicas foram o jeito mais desencanado de ser e a necessidade de fazer umas paradinhas para lanchar. Quanto ao Robin, fiquei na dúvida sobre sua identidade. Ele parece ser uma mistura de Jason Todd com Tim Drake. É esquentadinho e rebelde como Jason, porém utiliza um bastão em combate, marca registrada de Tim. Mas com certeza não é o certinho do Dick Grayson.

Tem coisas que marcam a infância mesmo… sempre é legal ver o Palácio da Justiça e a nave da Legião do  Mal retratadas exatamente da mesma forma que víamos nos Superamigos. Outra curiosidade é o uniforme do Karatê Kid, que lembra muito o do personagem Samurai, herói asiático que atuava no grupo no desenho clássico.

Superamigos tinha alguns heróis próprios para a tevê, que embora tenham feito aparições relâmpago nos quadrinhos, nunca tiveram tanto destaque quanto no desenho. Eram eles Vulcão Negro, El Dourado, Chefe Apache, Samurai e claro, os até hoje muito populares Super Gêmeos Zan e Jayna (sem esquecer seu macaquinho de estimação, Glic).

try
Chefe Apache, Vulcão Negro, Samurai e El Dourado foram criados exclusivamente para o desenho Superamigos e apesar de algumas homenagens, nunca tiveram destaque nos quadrinhos.

Com tantas tecnologias surgindo, as vezes me pergunto quanto tempo vai levar para histórias em quadrinhos impressas se tornarem obsoletas. Mas isso não chega a ser uma preocupação, porque não importa de que forma elas venham… as histórias sempre serão contadas. Enquanto houver quem estiver disposto a ouvi-las, e quem estiver disposto a criá-las. As crianças de hoje serão os fãs saudosistas de amanhã que se lembrarão de um desenho chamado “As Aventuras da Liga da Justiça: Armadilha do Tempo”, enquanto reclamam que não se fazem mais boas histórias como antigamente?

Só o Senhor do Tempo sabe.

A DC acertou mais vez com uma animação muito bem feita e que funciona como porta de entrada para novos e jovens leitores e futuros fãs de quadrinhos de super-heróis. Então, não espere um roteiro incrivelmente elaborado, mas experimente assistir junto com seus filhos, sobrinhos ou afilhados… além de passar bons momentos juntos, vai resgatar ótimas lembranças da sua própria infância…

maxresdefault

S_Final

Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! ;)
Clique AQUI para curtir nossa página no Facebook! É gratuito e sempre será! 😉
Anúncios

7 comentários sobre “As Aventuras da Liga da Justiça: Armadilha do Tempo!

  1. Ainda não vi esse desenho da Liga,mas com certeza é muito bom!Adorava o desenho dos Superamigos,marcou época!

    Curtir

  2. Interessante essa proposta de relembrar dos Superamigos. Hoje em dia, parece que as hq’s precisam ser “pseudo-adultas”, e o lado infantil delas é excomungado pelos leitores. Mesmo aquele desenhos tendo umas bobeiras sem tamanho, foi onde muita gente conheceu os super heróis da DC. Vale uma homenagem com carinho!

    Curtir

    1. Superamigos sempre terá um lugar no coração dos fãs antigos, e acho válido esse resgate para uma nova geração… Quem sabe o futuro tem gente empolgada e criativa fazendo e consumindo histórias de qualidade? Existem HQS demais feitas pra uma galera na faixa dos 30, 40 anos… Beleza, ótimo… Mas se os mais jovens não tiverem seus heróis… Sei lá o que pode acontecer….

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s