RESENHA: “Os Livros da Magia” de Neil Gaiman.

 

The-Books-of-Magic-Owl

“A Ordem. É refugo. O Caos. É lixo. Nomes diferentes para a mesma coisa: o borbulho, o lodo, o redemoinho e o jorro do protoplasma, iludido de que existe algum sentido. Não há sentido.”

Minissérie em quatro partes, publicada no Brasil pela Panini em um volume encadernado.

Roteiro de Neil Gaiman.

Arte de John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.

Livros_da_Magia1aCapa

Por Rodrigo Garrit

Existe um garoto inglês que está predestinado a se tornar o maior mago do mundo. Sua presença já foi notada pelos praticantes da arte, e agora ele se tornou alvo tanto daqueles que querem vê-lo cumprir seu destino quanto daqueles que se sentem ameaçados por sua existência e, portanto, preferem matá-lo.

Seu nome é Timothy Hunter e ele está prestes a viver a maior aventura da sua vida. E tomar a decisão mais importante dela.

The-Books-of-Magic-The-Spectre
Contemplem a Ira Divina. Contemplem o Espectro!

Neil Gaiman, escritor que dispensa apresentações, já era consagrado pelo trabalho no título mensal “Sandman” da Vertigo, que até hoje é apontado como um dos pilares do selo adulto e considerado por muitos como insuperável. Ele já vinha falando muito de magia nas páginas da revista do Mestre do Sonhar, mas decidiu mudar um pouco o foco de sua narrativa, trocando o quase onipotente Morpheus por um menino franzino de treze anos. Assim surgiu a minissérie em quatro partes “Os Livros da Magia”. (Que posteriormente tornaria-se mensal, com roteiros de Mike Carey e Peter Gross, os mesmos de “O Inescrito“).

Gaiman não poupou os recurso mágicos do Universo DC e lançou mão de praticamente todos os personagens ligados à magia na editora em maior ou menor grau de intensidade, para contar essa grandiosa fábula sobre um menino e seu primeiro contato com a magia.

Constantine, Doutor Oculto, Mister Io e Vingador Fantasma: A Brigada dos Encapotados!
Constantine, Doutor Oculto, Mister Io e Vingador Fantasma: A Brigada dos Encapotados!

A “Brigada dos Encapotados” formada pelo Vingador Fantasma, John Constantine, Mister Io e Doutor Oculto foi a primeira organização a se aproximar do futuro mago supremo em potencial, contando-lhe sobre sua tendência para a magia e oferecendo-lhe em uma espécie de curso relâmpago alguns esclarecimentos sobre a artes ocultas e seus fundamentos principais.

Assim sendo, os quatro volumes de “Os Livros da Magia” são divididos em:

Livro I: O Labirinto Invisível.

Com espetacular arte pintada de John Bolton, nos mostra a viagem do Vingador Fantasma com Tim através do passado remoto da existência, onde ele tem um vislumbre da Criação ao contemplar a queda dos anjos (incluindo Lúcifer, personagem recorrente em Sandman que também teria uma título próprio escrito por Mike Carey), o concilio dos arcanjos e antigos adeptos da magia, poderosos magos que deixaram sua marca na história, o que inclui uma visita a um garoto chamado Merlin, que diferente de Tim não tem nenhuma dúvida sobre o caminho que deverá trilhar.

The-Books-of-Magic-History

Livro II: O Mundo das Sombras.

Esse volume também usa a aquarela como arte, embora mostre um estilo distinto do livro anterior. Distinto mas não menos belo ou poético. Dessa vez é John Constantine quem leva Tim a um passeio pelas sombras, ou melhor, para Nova York onde os ingleses vão visitar a residência da Madame Xanadu. Entre cartas de Tarot e uma execução impiedosa do Espectro, Constantine fica sabendo através de uma aparição nada sutil do Senhor Destino que o culto da Chama Fria, uma ordem de místicos mal intencionados, também está interessada no garoto e toma certas medidas para tentar protegê-lo, ou seja, colocando-o aos cuidados da feiticeira Zatanna, que deverá lidar com problemas decorrentes disso…

The-Books-of-Magic-Oh-Heck (1)

Livro III: A Terra do Crepúsculo de Verão.

Ilustrado por Charles Vess, esse tomo mostra o Doutor Oculto revelando a Tim sobre os outros mundos que existem em adjacência ao nosso. Eles fazem um passeio pelo Reino das Fadas, onde as regras da magia e o preço cobrado por ela são discutidas e colocadas em prática. Talvez o mais lúdico dos livros, com muitas charadas e enigmas. E também um dos mais sinistros ao mostrar a crueldade de alguns dos habitantes desse mundo de contos de fada. Tim tem um encontro quase fatal com a bruxa Baba Yaga e cruza seu caminho com a própria Titânia, rainha do mágico lugar. Eles ainda atravessam outras portas até paragens distintas como Skartaris, lar do lendário Guerreiro; o Mundo das Jóias, onde vive a princesa Ametista; um aspecto do inferno onde rimando está Etrigan; entre outros lugares, até chegarem ao Sonhar, quando Timothy conhece Morpheus, o Senhor dos Sonhos.

faerie-market-1359324415

Livro IV: Estrada para o Nada.

Por fim, cabe a um relutante Mister Io mostrar a Tim a beleza e o horror da magia. Com os desenhos vibrantes de Paul Johnson, eles rumam até ao futuro, ou possível futuro, um lugar múltiplo que pode ao mesmo tempo nunca existir e ser totalmente possível de acontecer.  Mister Io mostra a Tim um amanhã onde a magia cresceu desordenada e onde ele mesmo tornou-se a ameaça que deveria ter combatido. E também outras versões onde ele se tornou o Magus Supremo, o defensor da luz. Nessa miríade de realidades, ele toma conhecimento da proporção do seu poder caso abrace a magia, e o peso que suas decisões terão sobre o mundo. Vemos futuros alterados de diversas formas; alguns dominados por raças alienígenas; outros protegidos pelos membros da Legião dos Super-Heróis; mais ainda pendentes na batalha infinita entre os Lordes da Ordem e do Caos e até mesmo uma realidade onde os humanos conhecerão Novos Deuses vindos espaço.

splash-booksofmagic1-4
Show me the dark side…

O passeio termina com um inevitável encontro com a Morte; a constatação de que em se tratando do sobrenatural, as escolhas nada mais são do que um roteiro previamente escrito… e o sabor agridoce da magia!

The-Books-of-Magic-Zatanna

Anúncios

7 comentários sobre “RESENHA: “Os Livros da Magia” de Neil Gaiman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s