RESENHA: “Etrigan – O Demônio” de Matt Wagner.

_0007_Nno Circulo

444

“Afasta-te forma vilã… e dá lugar ao demônio… Etrigan!”

Resenha da minissérie em quatro partes escrita e desenhada por Matt Wagner, com arte-final de Art Nichols.

Etrigan criado por Jack Kirby

0011

Por Rodrigo Garrit

“Quando as forças das trevas assolaram a legendária Camelot, o mago Merlin invocou um guardião do inferno para proteger o reino medieval. Muitos tombaram ante sua violência. No entanto, Camelot estava fadada a ser destruída e nem mesmo uma entidade satânica poderia impedir o inevitável. Sendo assim Merlin ordenou a seu servo que se escondesse de Morgana LeFey e isolou-se de todos. Enterrado, ele dormiria até que as forças do mal se tornassem velhas e exauridas. Nesse dia, o bruxo se reergueria, proferindo as palavras ‘Yarva Demonicus Etrigan’ , para assim invocar novamente o escravo milenar cuja ira derrubaria Le Fey. Passados os séculos, as forças das trevas foram se definhando, até que finalmente o momento chegou. Assim que Merlin agitou-se em seu sonho, preparando-se para acordar, a convocação foi emitida. A um oceano de distância, o chamado foi sentido nos constantes pesadelos de Jason Blood, um homem capaz de se lembrar apenas de fragmentos de uma vida passada. Enigmático e possuidor de uma alma intranquila, Jason não pôde deixar de atender ao apelo. Então, quando o mensageiro surgiu proferindo as palavras que pareciam corroer seu espírito, o jovem avançou, através do mar, rumo àquilo que aparentava ser seu segredo… seu destino… a maldição de viver eternamente como o Demônio”.

444444

Na década de oitenta não havia muitas histórias realmente assustadoras dentro do universo dos super-heróis – veja bem – dentro do universo dos super-heróis. Claro, existiam diversas opções de gibis voltados para o gênero mas dificilmente esses caminhos se cruzavam. Os anos oitenta no entanto nos presentearam com alguns desses raros momentos, capazes de abalar os nervos do mais cético leitor. E sim, eu estou falando do Monstro do Pântano de Alan Moore… e TAMBÉM do Demônio de Matt Wagner.

Contemporânea aos feitiços de John Constantine em sua revista “Hellblazer”, Wagner nos apresentou a minissérie “The Demon – From the Darkness” repleta de círculos de contenção pintados no chão e invocações dos seres das trevas.

Etrigan.O.Demônio.03.de.04.HQ.BR.17JAN07.GibiHQ.pdf-005

No Brasil essa publicação teve um sabor muito especial.  Ela foi lançada nos números 29, 30, 31 e 32 da revista “Superamigos”, em 1987 em um gibi que apesar no nome baseado no famoso e inocente desenho animado, publicava histórias do calibre de “Camelot 3000”, “Esquadrão Atari”, “Monstro do Pântano” etc.

Etrigan voltou recentemente a ficar em evidência com o título “Cavaleiros do Demônio”, que narrava suas desventuras numa época medieval com desdobramentos que se refletiam na época moderna. A revista começou muito bem, com ótimo roteiro de Paul Cornell e arte do brasileiro Diógenes Neves, mas infelizmente com a saída dessa equipe criativa a qualidade decaiu e a revista foi cancelada.

888

O demônio rimador criado por Jack Kirby possui uma vasta mitologia, tendo suas origens ligadas as Lendas Arturianas, repletas de misticismo; a magia de Merlin comandando as hordas do inferno para defender Camelot de seus inimigos e tal…

Matt Wagner manteve esse clima obscuro em sua minissérie, trabalhando a ideia de um Jason Blood contemporâneo tentando desesperadamente se libertar da maldição que vincula sua alma a do demônio Etrigan… ou seria o contrário?

Muito embora existam algumas cenas de batalha entre Etrigan e o poderio satânico de Belial, a maior parte da história é decorada com um texto provocador, preferindo manter suas garras em sombras sutis, com diálogos muitíssimo bem construídos e momentos de tensão bem dosados, bem ao estilo Hellblazer.

A premissa básica da história é a luta (nesse caso literal) de um homem contra seus demônios, os limites que ele se permite romper para alcançar seus objetivos e o preço que deve pagar por isso. Contada em forma de flashback, ela nos mostra o fim da história desde a primeira página, mas não revela de imediato ao leitor seus segredos.

Um conto belíssimo de terror, no melhor estilo dos super-heróis… provando desde aquela época que isso era possível.

Etrigan.O.Demônio.03.de.04.HQ.BR.17JAN07.GibiHQ.pdf-019

Em janeiro de 2014, a minissérie “The Demon – From the Darkness” foi republicada nos EUA em forma de um encadernado, incluindo a edição 22 de “The Demon”. Por aqui nada foi anunciado.

Sorte de quem possui aquelas mágicas edições em formatinho de “Superamigos”…

“Que Etrigan deixe esse mundo abismal, para dar novamente lugar à forma do mortal…”

O Demônio no traço de seu criador: Jack kirby!
O Demônio no traço de seu criador: Jack kirby!
Anúncios

4 comentários sobre “RESENHA: “Etrigan – O Demônio” de Matt Wagner.

  1. Grande texto Rodrigo!Eu gosto muito das aventuras do Etrigan(ele teve uma participação marcante nas primeiras aventuras do Monstro do Pântano)!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito boa a resenha. Realmente a estoria de Matt Wagner é uma das melhores sobre Etrigan. Toda a ambientação, o voice over, o final desesperador, os desenhos com suas sombras e luzes. Aquela época ainda estava sendo publicado o Monstro do Pântano e Etrigan de Matt Wagner seguia aquele clima de horror ditado pelo Moore. Compraria imediatamente se fizessem um encadernado dessa série. Por onde anda Matt Wagner??

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade, precisamos de mais histórias assim… e boa pergunta… por anda Matt Wagner? As últimas coisas que li dele – Batman e Lanterna Verde, estavam bem abaixo do seu potencial…
      Obrigado, abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s