RESENHA: “Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas” de Alan Davis.

_0006_Infinitas Terras

49

“Ao menos finja ser homem, Crandall… não um rato. E agradeça a Deus eu não estar com fome.”

O Volume 1 do encadernado publicado no Brasil pela Panini.

Roteiro de Mike W. Barr.

Desenhos de Alan Davis, Carmine Infantino, Terry Beatty e Eufronio Reyes Cruz. Arte-final de Paul Neary, Dick Giordano e Al Vey.

Compilação das histórias originalmente publicadas no título“Detective Comics” nºs 569 a 572 entre dezembro de 1986 e março de 1987.

lendasalandavis1-capa-600x917

Por Rodrigo Garrit

Eu me deparei com esse encadernado nas bancas por duas vezes antes de decidir por compra-lo. Apesar de gostar muito do trabalho de Alan Davis, teriam essas histórias clássicas ainda alguma relevância para um velho colecionador como eu? Seriam ainda o tipo de leitura que atende minhas expectativas ou apenas histórias datadas, envelhecidas?

Pois bem, depois de consultar a opinião de alguns amigos, decidi então adquirir o volume, com uma vontade avassaladora como quem tivesse deixado passar uma oportunidade de ouro escapar pelas mãos. Quando retornei às bancas, é claro, o encadernado já não estava lá… o que aumentou ainda mais minha vontade de tê-lo. Depois de alguns dias, após procurar um pouco mais acabei conseguindo enfim comprar meu exemplar.

E então, vocês me perguntam, valeu à pena?

46

Batman, Robin e a Mulher-Gato formam uma parceria, sendo apelidados pela imprensa como “Trio dinâmico”, mas isso não soa bem aos ouvidos de um entediado Coringa, que não vai medir esforços para trazer a ex-ladra de volta para o lado dos bandidos.

O Espantalho retorna, com uma nova toxina que ao invés de provocar medo incontrolável, retira o medo de quem é exposto a ela. O que pode se mostrar tão ou mais perigoso.

Em comemoração ao 50º aniversário da revista Detective Comics ocorrido em março de 1987, vários desenhistas se juntam a equipe criativa Mike W. Barr /Alan Davis em histórias centradas no tema detetivesco, contando com a participação de outros grandes investigadores como Ralph Dibney, o Homem-Elástico, o detetive Bradley e até mesmo o próprio… Sherlock Holmes… Unidos em um caso que atravessa décadas, interligando-se com a atual investigação do Batman até convergir à época atual.

45

O clima dessas histórias é ameno, até mesmo pueril em algumas ocasiões, mas não desinteligente. Pode ser visto como o marco de uma época que influenciou muitas gerações de leitores e escritores,imortalizando a figura do Homem-Morcego no imaginário de milhares de fãs.

Bruce Wayne aparece como um paladino otimista, e embora seja ainda o incansável combatente do crime, o vemos sob uma perspectiva mais iluminada em comparação a obras posteriores. Selina Kyle sabe a identidade do Batman, e vive um intenso romance com ele, tendo abandonado a carreira de ladra para auxiliá-lo na luta contra o crime. Uma decisão que parece ter sido revogada pelos criadores, que pensaram em um subterfúgio que revertesse essa situação e a fizesse novamente má. Ou pelo menos algo que transitasse nessa tênue linha que separa o bem e o mal, algo que já é característico na Mulher Gato. O Robin é Jason Todd, o impulsivo menino prodígio que recebia duras críticas de seu mentor a vista de todos diante de seu comportamento imprudente, mas ao mesmo tempo ele é uma criança doce, ainda longe do jovem que seria morto pelo Coringa e que ressuscitaria como um implacável Capuz Vermelho.

A arte de Alan Davis é espetacular, e não à toa que seu nome é colocado como carro chefe da publicação, ainda que o trabalho também tenha o mérito do grande talento de seus colaboradores.

44

E então, vocês me perguntam, valeu à pena?

Meus amigos, boas histórias não envelhecem.

Mal posso esperar pelo segundo volume dessa coleção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s