RESENHA: X-Men Extra #14

_0004_Midgard

444“Sentiram a minha falta?”

Editora: Marvel/Panini

Preço: R$ 16,20

Data: Março/2015

Número de Páginas: 148

AMAZINGXMEN_1_COVER

Por Rodrigo Garrit

Resenhando uma edição repleta de novos começos e edições comemorativas, o que pode ser muito convidativo para novos leitores desde que se desconsidere o ritmo lento e a falta de elementos instigantes em algumas das histórias, muito embora ela traga de presente várias pequenas alegrias.

X-MEN

LINHAGEM – Parte 1 de 6  

Roteiro de Brian Wood, desenhos e arte-final de Clay Mann e Seth Mann

CARA – SUPERIOR

Roteiro de Wood, arte de Phil Briones

Originalmente publicado em X-Men 13

tumblr_mzi7c8Waoq1qz58pqo1_1280

Há algo de podre na Escola Jean Grey para Estudos Avançados.

Os mutantes só querem viver suas vidas em paz, estudar, se relacionar, aprender a controlar seus poderes… mas como viver em paz parece ser um sonho impossível, eles precisam lidar com uma crise seguida da outra. Jubileu finalmente está desfrutando de momentos de calmaria com seu filho Shogo, mas a criança será o estopim de uma nova onda de ataques vinda de um inimigo que parece saber exatamente o que está fazendo…

…enquanto um grupo de estudantes tenta formar seu próprio esquadrão e começa um treinamento avançado na Sala de Perigo. Mas a criadora do programa que eles escolheram vai fazer com que eles mudem de ideia.

Como primeiro capítulo de um arco em seis partes, apenas ajeita as peças no tabuleiro e fornece vislumbres do que está por vir, o que já é esperado. Mas o vislumbre é o suficiente para que não haja mistério sobre a origem dos ataques, ao contrário, deixa tudo muito bem claro, a não ser que seja uma pegadinha com os leitores. Isso sim seria interessante!

Clay Mann tem um traço mais “sóbrio” por assim dizer, desenha Ororo e Psylocke em poses que lembram muito o que Jim Lee fazia quando era o artista da equipe, mas talvez se saísse melhor se buscasse outras alternativas de narrativa visual.

Phil Briones fica encarregado da história secundária e cai como uma luva ao retratar as desventuras desses jovens alunos em busca de reconhecimento, com um traço bonito e detalhado.

X-MEN – LEGADO

LONGE DOS OLHOS

Roteiro de Simon Spurrier, Mike Carey e Chris Gage, desenhos de Tan Eng Huat, Steve Kurth e Rafa Sandoval, arte-final de Craig Yeung, Allen Martinez e Jordi Tarragona

Originalmente publicado em X-Men Legacy 300

X-Men_Legacy_Vol_1_300_TextlessUma pessoa transtornada buscando abrigo entre os rejeitados. Um mutante de quem ninguém se lembra. E uma história bonita sobre aceitação e visibilidade.

Participação do Mímico e Arma Ômega, personagens marginais que raramente têm seu potencial aproveitado, tentando encontrar seu lugar no mundo.

Um belo conto que merece ser lido, ainda que logo depois seja esquecido.

ESPETACULARES X-MEN

À PROCURA DE NOTURNO – Partes 1 e 2 de 5

Roteiro de Jason Aaron, desenhos de Ed McGuinness e arte-final de Dexter Vines

Originalmente publicado em Amazing X-Men 1 e 2

4486156-2593072705-from-

Com certeza o grande destaque e ponto alto dessa edição, a história tem a difícil tarefa de explicar mais uma volta dos mortos, muito embora essa volta faça tanta falta entre os leitores que acabamos nos deixando levar pelas infinitas soluções adotadas pelos autores. O “morto” em questão é o adorável Kurt Wagner, também conhecido como Noturno, que nunca deveria ter morrido pra começo de conversa. Um dos pilares dos X-Men e também um dos seus mais carismáticos integrantes, Noturno estava fazendo falta e seu retorno é muito bem-vindo!

Na trama, Jason Aaron explora abertamente o conceito da vida após a morte, talvez levado pelas próprias crenças do personagem, um católico assumido, interligando isso a seu poder de teleporte e a abertura de portais que ligam o nosso mundo ao além vida. Mas será que é tão simples assim?

Os desenhos de Ed Mcguines me surpreenderam positivamente, estando menos caricatos que normal, mas sem perder sua personalidade e estilo próprios. Achei bem condizente com o tom da história, caracterizando de forma harmoniosa os personagens, principalmente os fofos e terríveis gremilins Bamfs!

Ponto muitíssimo positivo para a inclusão de Angelica Jones, a Flama, como membro da equipe, rememorando sua parceria com o Homem de Gelo que na verdade aconteceu no desenho animado “Homem-Aranha e seus amigos”. (Na dublagem a personagem era chamada de “Estrela de Fogo”, a tradução literal de seu nome em inglês).

De longe a melhor história da revista.

X-FORCE

MANOBRAS OFENSIVAS

Parte 1: Roteiro de Sam Humphries, arte de Rock-He Kim

Parte 2: Roteiro de Simon Spurrier, arte de Rock-He Kim

Originalmente publicado em  X-Force 1 e 2

3498366-1+xforce2014002cov_col

Os fins justificam os meios.

Convertidos numa equipe tática secreta, a X-Force composta por Cable, Medula, Psylocke e Fantomex agem nas sombras identificando e resolvendo situações delicadas que as outras equipes desconhecem, mantendo o mundo mais seguro para os mutantes sem que eles nem mesmo percebam.

Não é um conceito novo, mas pode funcionar. Apesar do clima sombrio, a história tem alguns momentos descontraídos, as vezes um pouco forçados, mas esse novo status da X-Force tem potencial para boas aventuras, trabalhando um lado “missão impossível” versão mutante.

A arte é muito boa (apesar dos olhos estranhos), mas combina com o estilo de história apresentado, deixando os personagens com um tom de severidade e mistério.

Sam Humphries escreveu a primeira edição, apresentando o esquema a ser seguido, e a continuação foi roteirizada por Simon Spurrier, que seguiu a cartilha corretamente e manteve o ritmo, embora tenha pecado ao meu ver na repetição exagerada  da frase “os fins justificam os meios” nos recordatórios, o que em certo ponto tornou-se irritante. Ignorando-se esse detalhe, cumpriu com sucesso sua missão, muito embora os próximos capítulos devam definir a continuidade ou não dessa nova encarnação da X-Force.

tumblr_muq9kjN2cd1qes700o1_1280

E vocês, o que acharam da edição? Deixem seus comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s