Peter Pan: A Magia está de volta aos cinemas!

cine sant´s

20150730-pan-film-2015_1

Mais um filme da Sala de Cinema do Santuário! Leia nossa crítica e saiba o que esperar! 

Por Rodrigo Garrit

Em plena Segunda Guerra Mundial, um órfão de doze anos leva uma vida difícil junto de seus companheiros de internato, começarem a investigar o desaparecimento de alguns garotos e descobrirem que as crianças estão sendo raptadas por piratas, embarcando em navios voadores e sendo levados a… um lugar que só deveria existir em sonhos, mas que os afortunados que chegam em suas deslumbrantes paragens, podem chamar de… Terra do Nunca! 

662-desatque-big-peter-7ab2

Divertido, lírico e colorido, o novo filme contando a velha história de Peter Pan não foge do objetivo de ser uma fábula infantil com todos os elementos que agradam aos mais jovens, sem tons escuros ou momentos de tensão. E sem grandes pretensões em reescrever a história já existente, muito embora acabe fazendo isso de certo modo ao nos apresentar uma aventura nunca contada antes com o clássico personagem; sua “origem secreta” que explica quem ele, de onde veio, e por que pode voar e nunca crescer.

peterpantop

Essas questões talvez nunca precisassem ser respondidas… o mito de Peter Pan existe há tempos no inconsciente coletivo e certas perguntas deixaram de ter relevância para a sua mitologia… mesmo assim, ao abordar esse tema, o filme nos presenteia com essa história “imaginária”, uma possível gênese do garoto que não queria crescer…

O filme se propõe a árdua tarefa de revelar os segredos mais profundos da Terra do Nunca, narrando as batalhas entre piratas e as tribos nativas do lugar, que junto com as fadas lutam para preservas seus tesouros a salvo da ganância do homem, não deixando de fora outros habitantes exóticos, como seus pássaros enormes e raivosos, as sereias, e claro… os crocodilos gigantes!

p20

Alguns conceitos foram mantidos bens fiéis a história original, enquanto outros foram adaptados para fazer essa origem funcionar. A amizade entre Peter e James Gancho é um exemplo, mas é algo que funciona, pois a dinâmica entre eles é impecável e nos faz observar as aventuras desses dois amigos sabendo que inevitavelmente serão inimigos mortais no futuro…

… num futuro muito longínquo, o qual não é do interesse do filme debater, pelo menos nessa primeira investida à Terra do Nunca.

pan18

Essa relação de amizade na juventude de futuros inimigos me lembra o conceito mostrado na extinta série de tevê “Smallville”, que ao contar os primórdios do jovem Clark Kent, resgatou sua relação pregressa com Lex Luthor, aquele que seria o maior nêmese do Superman, muito embora esse conceito não tenha nascido na série e sim em antigas histórias do Superboy.

Mas a relação entre esses dois meninos voadores fica por aí. Pan tem personalidade própria e cultiva uma sólida continuidade ao trazer o pirata Barba Negra como o grande vilão, e sua influência na vida do jovem.

O Barba Negra, por sinal, interpretado pelo eterno Wolverine, Hugh Jackman, irreconhecível e em atuação convincente que lhe concede a gentil oportunidade de sair do personagem que lhe consagrou na franquia dos X-Men e mostrar seu talento em outras vertentes.

panp3

A Terra do Nunca é retratada de forma espetacular no filme, um verdadeiro deslumbre visual, com todos os (fogos) e artifícios que tem direito. Toda estética é de um brilho intenso e cores vibrantes, com piratas circenses, carnavalescos… e ameaçadores de um jeito a mostrar que tudo vai ficar bem… provavelmente. As suas armas, as invés de balas disparam bombas de fumaça colorida e essa alegoria só reforça o quanto esse filme foi pensado especialmente para as crianças, sendo cartunesco mas não desleixado. Infantil, mas não não infantiloide.

PETER-PAN01

Não espere uma reinvenção pseudo-intelectual da Terra do Nunca e seus mistérios, tampouco uma versão mais madura de suas lendas. Todo o roteiro é voltado para agradar as crianças… então pegue algumas e leve-as ao cinema, façam uma bagunça, e percam vários diálogos e cenas entre uma brincadeira e outra. Esse é o espírito.

E não se esqueça principalmente, dentre todas essas crianças, levar aquela que ainda vive em você, e continua se recusando a crescer…

FICHA TÉCNICA:

Elenco
Hugh Jackman, Amanda Seyfried, Garrett Hedlund, Rooney Mara, Adeel Akhtar, Levi Miller, Jack Charles, Kathy Burke, Kurt Egyiawan, Lewis MacDougall, Leni Zieglmeier.

Roteiro
Jason Fuchs

Produção Executiva
Tim Lewis

Produção
Greg Berlanti, Paul Webster, Sarah Schechter

Direção
Joe Wright

Posteres em alta resolução (Clique para ampliar):

pan-movie-poster-levi-millerpan-movie-poster-hugh-jackmanpan-movie-poster-rooney-marapan-movie-poster-garrett-hedlund

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s