SANDMAN PRELÚDIO 2: “Aqui o tempo é fluído”.

 

12265857_10204905120887484_936321998787193662_o

Quem saberia contar uma história melhor do que o próprio Mestre Moldador de todas as histórias?

Sandman_Prel_dio_2_1aCapa

Por Rodrigo Garrit

Neil Gaiman se propôs a escrever sobre o Senhor definitivo das narrativas, colocando sobre si uma responsabilidade imensa: contar histórias que façam jus ao título do seu personagem; o soberano absoluto do Sonhar, aquele que conduz toda a criatividade humana, manuseando o inconsciente como um maestro impecável, moldando sonhos com histórias intermináveis.

Felizmente Gaiman obtém êxito em nos fazer acreditar em cada linha de sua trama.

20141218_193918
Clique para ampliar. Vale à pena!

Continuando sua busca pela força que está matando suas contrapartes e vendo-se as voltas com um novo “vórtice” (uma anomalia no Sonhar capaz de levar todo o universo a um colapso que resultaria no fim de tudo o que existe), Morfeus conhece uma criança, e na companhia de sua contraparte felina se aprofunda cada vez mais no cerne da questão, enquanto nos revela algumas sutilezas de seu passado, trazendo à tona perguntas que nunca foram exploradas, ou foram pouco exploradas anteriormente, principalmente no tocante a sua família. Os assim chamados “Perpétuos”.

Quem são os Perpétuos?

Eles não são deuses, pois deuses podem morrer quando ninguém mais acredita neles. (E digo isso levando em consideração as referências usadas na história aos Novos Deuses de Jack Kirby). Os Perpétuos continuarão existindo mesmo depois da queda do último deus, e enquanto sua presença for necessária para o correto funcionamento do universo como o conhecemos. Sendo seres praticamente indestrutíveis e imortais, fica difícil imaginar uma forma de destruí-los, mas isso não é impossível sendo que o próprio Sonho corre grande risco de encontrar o fim nos braços de sua irmã mais nova, Morte, no decorrer dos eventos de prelúdio. Mas se é um prelúdio, já sabemos que ele sobrevive, certo?

Não necessariamente.

Na verdade, o tempo é algo muito relativo nessa história, habilmente manipulado pela escrita de Neil Gaiman. Quem acompanhou a série Sandman, sabe que de fato Morfeus morreu, mas como o universo precisa que exista um Senhor dos Sonhos, um aspecto dele surgiu através do menino Daniel, nascido no Sonhar, e é como se ele sempre tivesse sido o Mestre dos Sonhos desde o princípio. Isso já havia ocorrido antes; Desespero, outra irmã de Morfeus, também foi destruída e substituída por uma nova versão dela mesma. Delírio, antes era Deleite, mas sofreu uma transformação que fez dela o que é hoje. Estes e outros fatos obscuros sobre a família dos Perpétuos estão vindo à tona nessa nova empreitada de Gaiman ao universo do Sonhar, com direito a revelações e menções sobre o Pai e a Mãe dos Perpétuos.

O texto lida com Daniel interagindo com os eventos ocorridos nesse prelúdio protagonizado por Morfeus, os quais de fato, podem mesmo tê-lo levado a morte, numa cascata de acontecimentos desdobrando-se em efeito dominó até encerrar seu inevitável desfecho.

“Todas as coisas chegam ao fim”.

As sub-tramas traçadas durante o decorrer da história são um prazer à parte, com Morfeus fazendo uma das coisas que faz melhor: contar histórias.  Vale ressaltar as inúmeras referências que podem ser encontradas, às vezes escondidas e às vezes bem nítidas nas páginas. E tudo isso ilustrado insanamente por J.H. Williams III, que dá forma e conteúdo ao universo onírico de Gaiman, nos conduzindo numa viagem psicodélica, vertiginosa e inebriante.

SNDM-3-1-c126d
Uma clara referência aos Novos Deuses de Jack Kirby

Este segundo volume publicado pela Panini em capa dura trás as edições 03 e 04 de Sandman Overture, desta vez sem extras como ocorreu na edição anterior, mas a reprodução de todas as capas oficiais e alternativas.

Não há como negar que Gaiman retorna ao personagem em sua melhor forma, proporcionando-nos histórias com o mesmo nível elevado dos velhos tempos.

É muito bom voltar a sonhar.

44

CURTIU? ENTÃO CLIQUE PARA LER TAMBÉM A RESENHA DE SANDMAN PRELÚDIO 1

GalleryComics_V_1900x900_20140400_SNDM_Cv3_text_530654120b92b2.82304875

Anúncios

2 comentários sobre “SANDMAN PRELÚDIO 2: “Aqui o tempo é fluído”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s