Capitão América: Guerra Civil – Análise SEM SPOILERS!

Cine Sant´s

25085034565009

Análise SEM SPOILERS!.

Homem Aranha

Por Rodrigo Garrit

Quem acompanha os quadrinhos da Marvel e sua linha de filmes, sabe que existem diferenças enormes entre uma mídia e outra, o que é mais do que normal em se tratando de adaptações. No caso dos quadrinhos, além da linha tradicional que se reinventa constantemente, temos ainda o selo “Ultimate”, que se passa numa Terra diferente da maioria das outras publicações, muito embora as duas realidades vez por outra se encontrem. Os filmes são baseados no que há de melhor nas duas realidades das HQs, e o melhor exemplo disso é o primeiro filme dos Vingadores que fez essa mescla mas exaltou bem mais a equipe “The Ultimates” (Ou “Supremos”, como ficaram conhecidos no Brasil), e estabeleceu o padrão dos filmes da Marvel, fazendo-se valer da continuidade própria criada para o Homem de Ferro, Capitão América e Thor em seus respectivos filmes.

Em Guerra Civil, não é diferente.

O grande barato do momento é dividir grupos ideológicos e lutar com unhas e dentes pelo seu time. Quem é melhor? Superman ou Batman? Bolsonaro ou Jean Willys? É biscoito ou é bolacha? Capitão América ou Homem de Ferro?

Muitos fãs de dividiram em #TeamCaptain e #TeamIronMan, mas é claro que no fundo tudo isso é uma grande brincadeira, afinal somos todos fãs e queremos apenas nos divertir, sem provocações desnecessárias aos nossos amigos.

Agora que isso ficou claro, vou explicar porque ser #TeamCaptain !

Vejam bem, a primeira coisa a se levar em consideração é que não se trata do personagem. Não estou escolhendo o Capitão América por ele ser melhor personagem do que o Homem de Ferro. Se fosse esse o quesito, eu escolheria o Tony Stark. Acontece que estamos falando dos motivos que levaram os dois a trilharem caminhos opostos e começarem essa guerra civil. Dentro do contexto que se apresenta, eu discordo totalmente do ponto de vista do Homem de Ferro e acredito plenamente de que foi o Capitão América que escolheu o lado certo para se lutar.

E para cereja do bolo, digo apenas isto:

O nome do filme é “CAPITÃO AMÉRICA: Guerra Civil” e NÃO “Homem de Ferro: Guerra Civil”.

Agora que isso ficou claro, vou explicar porque ser #TeamIronMan!

Obviamente o Homem de Ferro é muito superior como personagem, não se trata de um soldado ostentando a bandeira de um determinado país, mas um verdadeiro gênio (bilionário e filantropo), que através de suas invenções mudou a cara do mundo. Algumas  de suas descobertas foram usadas como armas ou desviadas do propósito original? Ora, Einstein não fazia ideia que a energia atômica seria usada para destruir Hiroshima e Nagasaki, mas ele pode ser responsabilizado pelo mau uso de suas descobertas? Tudo o que Tony Stark quer é promover a paz mundial… mesmo que pra isso seja preciso que haja guerra. Nesse ponto, o quanto ele é diferente do soldado Steve Rogers?

Mas é isso amigos, sem mais discussões tolas sobre esses personagens que tanto amamos…!  Afinal é perfeitamente possível debater pacificamente esse e qualquer outro assunto divergente que ocorra, pois somos uma sociedade civilizada que preza o respeito às diferenças e a diversidade em toda e qualquer forma que ela se apresente… não é?

Pessoal…?

(Meu Deus, é agora que todo mundo começa a se matar……!)

Ah, e só pra deixar oficial, eu sou #TeamSpidey …..!    =D

 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Anthony Russo e Joe Russo

Roteiro: Christopher Markus, Jack Kirby, Joe Simon, Stephen McFeely

Elenco: Anthony Mackie, Chadwick Boseman, Chris Evans, Daniel Brühl, Don Cheadle, Elizabeth Olsen, Emily VanCamp, Frank Grillo, Jeremy Renner, Martin Freeman, Paul Bettany, Paul Rudd, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Tom Holland, William Hurt

CIuShrhWEAAmHNL

Leia também:

Wolverine, Homem de Ferro e um breve estudo sobre a tecnologia no Universo Marvel e no mundo real.

“Homem Aranha: Tormento” de Todd McFarlane – The Arachknights Returns!

RESENHA: “Quem é o Pantera Negra?” de Reginald Hudlin e John Romita Jr.

CAPITÃO AMÉRICA: O Soldado Invernal!

Capitão América: A Escolha – Um poema de Guerra.

Homem Aranha: O início de um novo legado?

GUERRA CIVIL DA MARVEL! Porque existem os certos, os errados, e os que vencem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s