O DESPERTAR DE CTHULHU EM QUADRINHOS

unnamed

Resenha sem spoilers.

cutulu-verniz-1-baixa

Por Rodrigo Garrit

A editora Draco teve a ótima iniciativa de lançar uma coletânea em quadrinhos com autores brasileiros para a publicação de um especial usando como tema a mitologia deixada pelo célebre escritor americano de suspense e terror, H.P. Lovecraft, cultuado por muitos, cujo legado inclui entre outros tesouros, o misterioso tomo “Necronomicon” e aquele que é sem dúvida seu personagem mais memorável, o temido Cthulhu.

(Eu me candidatei inclusive, e enviei um texto para ser submetido a coletânea, o qual não foi aprovado, mas tudo bem, posso dizer que aprendi bastante com essa ótima experiência).

Ocorre que recentemente estive na Comic Com Experience e me deparei com o livro num estande – “O Despertar de Cthulho em quadrinhos”, e não resisti, adquiri o mesmo na hora. Aproveitei que estava com um tempinho vago após ter percorrido vários quilômetros de jornadas nerds, me acomodei e li o livro todo ali mesmo numa tacada só. E agora, munido desse conhecimento, quero prestar minha humilde resenha desse trabalho.

Para começar, um detalhe sutil que fez toda a diferença é que o livro foi todo impresso em preto, branco e verde! Isso por si só já situa o leitor no clima noir das histórias e nos insere na atmosfera de terror cósmico consagrada por Lovecraft.

No total temos oito histórias feitas por profissionais de primeira linha, com roteiros muito inteligentes e belamente ilustrados. Belamente no sentido sinistro que eles devem ter, diga-se de passagem. Eles invocam com maestria a essência do legado deixado pelo autor e nos reapresenta ao horror inominável dos Antigos, os seres cósmicos que um dia consumirão tudo o que existe…

Todas as HQs cumprem o que prometem com contos de suspense e finais que nem sempre precisam ser explicados em detalhes, deixando com que o terror psicológico e a imaginação do leitor façam sua própria interpretação.

Apesar de termos momentos muito tensos, (leiam antes de dormir e tenham ótimos pesadelos) a maioria dos autores optaram pelo intimismo, o que faz todo o sentido uma vez que essa era a linha narrativa principal de Lovecraft. E é Claro que o terror e o suspense psicológicos têm todo o mérito de nos causar arrepios, o que não impede que existam também algumas sequências mais “gore”, que não comprometem a ótima qualidade da coletânea, imperdível não apenas para os fãs de Lovecraft como para todos os apreciadores de quadrinhos de terror em geral.

Embora o tema surja da literatura americana, é uma excelente opção de quadrinhos feitos por brasileiros apoiados por uma editora nacional. A Draco segue investindo nesse tipo de seguimento e torço para que mais trabalhos de alto nível como esse continuem chegando às livrarias!

destaque-noticia-cthulhu-quadrinhos-draco-pre-venda

“O Despertar de Cthulho em quadrinhos”

O Salmo do Sangue Antigo – Roteiro e arte: Dudu Torres

Os Tambores de Azathoth – Roteiro: Antonio Tadeu. Arte: LuCas Chewie

Macio –  Roteiro: Airton Marinho. Arte: Fabrício Bohrer

Sob a Insana Luz – Roteiro: Caiuã Araújo. Arte: Marcio de Castro

Clhithmaek`tyivh – Roteiro e arte: Lucas Pereira

A Língua da Fé – Roteiro: Raphael Fernandes. Arte: Samuel Bono

O Caso da Truta Salmonada – Roteiro: Jun Sugiyama. Arte: Hilton P. Rocha e Daniel Bretas.

O Que Dorme – Roteiro: Bárbara  Garcia. Arte: Elias Aquino.

S_Final

Aproveite e leia também:

Resenha de “O CHAMADO DE CTHULHU E OUTROS CONTOS”

Resenha de NEONOMICON, escrita por Alan Moore

Resenha de “O Estranho Beijo” de Warren Ellis

Especial “SEXTA MALDITA” com os seis piores seres das trevas para se encontrar numa sexta-feira 13 (ou qualquer outro dia do ano…) 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s