O Prolongado Sonho do Sr. T.

Uma resenha da HQ escrita e desenhada pelo artista espanhol MAX

Recomendado só para maiores de 18 anos

O protagonista fica pelado do começo ao fim da história em todas as páginas, sem exceção.

Mas não vamos nos ater a puritanismo barato, uma vez que a trama nos envolve em um profundo relato de uma experiência incrível vivida pela personagem principal, e nos remete a uma reflexão sobre a nossa própria conexão com o inconsciente e como a mente age de formas misteriosas em nossas vidas, destravando portas e outros caminhos sobre nós que nem mesmo sabíamos que estavam lá. Eu não sou psicólogo, mas o assunto me fascina e creio que essa HQ deva ser lida avidamente não apenas pelos fãs de boas histórias mas como todos os entusiastas da psicologia, sobretudo os profissionais da área.

Conforme explicado rapidamente na introdução do volume, o enredo conta basicamente o relato de Cristovão T., um homem com uma vida bem normal que acorda após quarenta dias na UTI de um hospital. Sua primeira reação, para espanto das enfermeiras e médicos é pedir papel e lápis, onde preenche três cadernos com todas as situações inusitadas que esse prolongado sono lhe proporcionou.

E sem dar muito mais importância ao fato, a HQ segue pegando o fio narrativo do sonho, mergulhando em situações cada vez mais surpreendentes que o jogam numa enigmática jornada dentro do labirinto onírico de Cristóvão, que não por acaso convergem até que ele possa compreender o significado dos mistérios que se apresentam e o façam entender os motivos que levam nossa mente a se curar diante de situações traumáticas, e com essa auto-aceitação, evitar graves transtornos e conservar a saúde mental.

“O Prolongado Sonho…” Trata de uma linda e incrível viagem pela alma humana em quadrinhos, uma história envolvente, com muitas reviravoltas, contada de uma forma simples e eficaz pelo seu autor, Max (pseudônimo do espanhol Francesc Capdevila), que além do roteiro também cuidou da arte da HQ.

Max é conhecido por trabalhos como Peter Punk, e é possível conhecer mais sobre seu trabalho acessando seu site.

O Prolongado Sonho do Sr. T. foi publicado no Brasil pela Zarabatana Books.