PARALELOS ENTRE VILÕES MARVEL E DC

Ou, como diria John Byrne: “Vidas Paralelas se encontram no infinito“.

Por Rodrigo Garrit

Muitas pessoas discutem sobre as semelhanças entre alguns heróis de editoras concorrentes. E com razão, muitos parecem mesmo (e não são?) plágios, ou quem sabe “homenagens” dos originais… senão o personagem em si, sua personalidade. Pensando nisso, hoje resolvemos comparar alguns dos vilões das principais editoras de quadrinhos de Super-Heróis, criando paralelos entre eles. O objetivo não é apontar quem é cópia de quem ou quem é melhor do que quem e definitivamente quem venceria quem, mas apenas encontrar similaridades (ou a falta delas) entre eles. Ah, só pra lembrar, sabemos que os personagens de quadrinhos sofrem muitas reviravoltas (tipo, toda semana), heróis viram vilões, morrem ressuscitam etc… então, estamos utilizando a essência básica de cada um aqui. No final cabe aos leitores decidir quem é o original, a cópia ou quando isso simplesmente nem importa mais!

Parallax e Magneto

Parallax é uma espécie de Magneto da DC. Alguém que desconhece limites para alcançar seus objetivos, agindo não sob um pretexto egoísta ou mesmo movido por “maldade”… cada um deles acredita estar fazendo o certo e o justo ainda que seus métodos envolvam assassinatos, destruição e outras medidas questionáveis. A principal diferença que vejo entre eles é que Magneto é completamente consciente de suas ações, ele sabe do peso de seus atos e das consequências que cada uma de suas ações podem incorrer. Magneto nunca será um herói, mas chama-lo de vilão nos dias de hoje também não parece apropriado. Ele está então classificado, na falta de um termo melhor, na categoria dos “anti-heróis”, mas ele é bem mais que isso. Um rebelde, um revolucionário, que talvez tenha se perdido em sua visão de um mundo melhor. Um mundo melhor para os mutantes, que fique claro.

Já Parallax entra na classificação do ex-herói atormentado, cometido pelo trauma de ver sua cidade destruída e tomado por uma insanidade profunda, estimulada pela possessão da entidade cósmica amarela do espectro emocional do medo, que nubla sua mente, fazendo-o caminhar por entre devaneios e equívocos que simplesmente não teriam outro fim senão a tragédias piores do que a destruição de Coast City (coisas como “zerar” a continuidade e mudar a linha do tempo nunca podem dar certo, perguntem pro Barry Allen), mas em troca a entidade lhe oferece imenso e intoxicante poder, aproveitando-se da culpa daquele que foi o maior dos Lanternas Verdes em sua linha do tempo original.

 

Darkseid e Loki

Muitas pessoas irão estranhar esse comparativo, já que habitualmente, o personagem Thanos é apontado como a “contraparte” de Darkseid no Universo Marvel. Mas eu discordo e vou dizer o porquê. Sim, existem mesmo muitas semelhanças entre Thanos e o Senhor de Apokolips, que além de físicas, vão de encontro ao fato deles serem déspotas cósmicos detentores de imenso poder e reverenciados como deuses. Mas a coisa fica por aí, nesse lugar comum. Se pensarmos bem, Loki é de fato um deus, e vem de um panteão onde era sempre menosprezado (ao menos na visão dele) por seus iguais. Era considerado inapto para assumir o comando que sempre desejou, mas nos bastidores, orquestrava suas próprias trapaças e manipulações, agindo nas sombras até que, mesmo que a longo prazo, suas maquinações tivessem resultado.  Esses fatos sobre Loki poderiam ser usados de forma idêntica para contar a origem de Darkseid (segundo John Byrne). O diferencial é que Uxas (o nome verdadeiro do Soberano de Apokolips) atingiu seu objetivo de tomar o poder (embora sua maior meta ainda seja a conquista da Equação Anti-Vida) e Loki não teve a mesma sorte (por enquanto), apesar de já ter conseguido infligir grande sofrimento ao seu meio irmão Thor, ainda não se ergueu como o regente supremo de Asgard.

 

Duende Verde e Coringa  

A loucura permeia esses dois personagens em sua pior forma. Diferente de Parallax, o qual eu considero insano, os dois não querem concertar nada. Muitíssimo pelo contrário. Um é a face do caos e o outro da vingança. Mas no decorrer de suas trajetórias as coisas se misturam a ponto de não ser possível identificar a motivação da vingança ou do caos. Além disso eles nutrem conexões muito pessoais com seus algozes, sendo praticamente definidos por eles (ou vice-versa? E vice-versa?). Ambos são caricaturas sorridentes daquilo que de pior a humanidade têm a oferecer. Ícones que representam o avesso de tudo aquilo que treinamos em nós para conter. Perdidos em sua vingança ou no cerne de seu caos pessoal, o Coringa e o Duende são livres?

A resposta a essa pergunta pode explicar o motivo para eles serem quem são.

 

Lex Luthor e Rei do Crime

Esses são dois gênios do crime carecas, muito fácil compará-los. Será? Na verdade, de todos nessa lista, creio que são os mais distintos. Wilson Fisk, vulgo o Rei do Crime se tornou por muitos anos alguém intocável, acima da lei, agindo de forma criminosa impunemente sem se importar com nada que não fosse seus próprios objetivos. Até aqui, igualzinho ao Luthor. Mas as coisas ficam diferentes quando lembramos que Lex consegue ser mais egomaníaco. Luthor sobrevive em meio a seres alienígenas que opõem a ele, e revida com força e inteligência equivalentes. Mas Wilson Fisk é um vilão muito “melhor”, (digamos assim…) porque ele é implacável e vingativo, ainda que tenha seu próprio código de honra. Fisk perde muitas batalhas, mas ganha tantas outras e se mantém sempre no jogo. Já Lex, quando não pode vencer, simplesmente se adapta. Ambos são seres humanos atormentados cada um pela sua própria forma de genialidade. “Maior Mente Criminosa” e o próprio “Rei do Crime”. Mas o fato inegável é que pessoas como eles não precisam de poderes para mover o mundo.

 

 Doutor Destino e Adão Negro

“Não, você tá louco, esses caras não têm nada  a ver um com o outro. Um é um gênio da ciência e o outro é a reencarnação de um campeão egípcio”. Sim, concordo. Mas não vamos esquecer que ambos são soberanos de seus próprios Reinos: Latvéria e Kandaq. Além disso, o Doutor Destino não é apenas um gênio científico, ele também transita facilmente pelos caminhos da magia. Deem a ele a palavra mágica certa, e observem o estrago que se seguirá. Outro aspecto importante é que como soberanos de seus Reinos, eles se preocupam com a segurança de seu povo. Se são déspotas ou bons governantes, para eles isso é irrelevante. Em sua própria visão, são os eleitos, sua palavra é lei e sua vontade irrefutável.

 

[Menção Honrosa] Deadpool e Lobo  

Eles são loucos, assassinos, engraçados, mercenários, imortais, fodões, bocas sujas, adoram golfinhos ou unicórnios, têm estilo, presença, vendem muitos gibis, curtem uma meta-linguagem e caso eles não aparecessem aqui eu poderia temer pela minha vida, então estão aí, são os melhores, obrigado.

 

Concordam ? Quem faltou na lista? Quem deveria ser comparado com quem? Deixe sua opinião e suas sugestões nos comentários!

Leia também:

AUTORES E PERSONAGENS: PARCERIAS INESQUECÍVEIS E HISTÓRIAS SENSACIONAIS QUE VÃO FICAR PARA SEMPRE EM NOSSAS MENTES!

OUTRAS PARCERIAS INESQUECÍVEIS E HISTÓRIAS SENSACIONAIS QUE VÃO FICAR PARA SEMPRE EM NOSSAS MENTES!

 

Anúncios

2 comentários sobre “PARALELOS ENTRE VILÕES MARVEL E DC

  1. Olá Paulo, tudo bem?
    Obrigado pela sua opinião! Deixa só eu ressaltar um trecho da introdução da matéria que você não deve ter lido ou não prestou atenção: “…resolvemos comparar alguns dos vilões das principais editoras de quadrinhos de Super-Heróis, criando paralelos entre eles. O objetivo não é apontar quem é cópia de quem ou quem é melhor do que quem e definitivamente quem venceria quem, mas apenas encontrar similaridades (ou a falta delas) entre eles.”
    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s