AGORA É A VEZ DOS PARALELOS ENTRE HERÓIS MARVEL E DC !

marvel-e-dc-5

Por Rodrigo Garrit

Primeiro foram OS VILÕES. Agora é a vez dos heróis. (Ou anti-Heróis). Frisando mais uma vez que essa matéria não tem a intenção de trazer as relações óbvias nem as contrapartes mais evidentes dos personagens sobre as quais todo mundo já falou. A proposta aqui é, apesar das diferenças, encontrar pontos em comum entre eles. Esse é o desafio. Então não esperem Flash e Mercúrio por exemplo. Vamos descobrir que existem muito mais coisas ligando esses seres super poderosos do que poderes similares ou as cores do uniforme. É um exercício de imaginação, então…. vamos lá?

 

MONSTRO DO PÂNTANO / MIRACLEMAN

Criado por  Len Wein e Bernie Wrightson, (R.I.P.), ele surgiu depois do personagem “Homem Coisa” da Marvel, sendo considerado por muitos não apenas uma homenagem, mas uma cópia descarada. Mas o Monstro do Pântano provou ter identidade própria e se tornou um clássico imortal das histórias em quadrinhos, principalmente pela intervenção do roteirista Alan Moore, que escreveu algumas das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos com o personagem.

Criado por Mick Anglo, (R.I.P.), ele surgiu depois do personagem “Capitão Marvel” (ou Shazam se preferir) da DC, sendo considerado por muitos não apenas uma homenagem, mas uma cópia descarada. Mas Miracleman (ou Marvelman se preferir) provou ter identidade própria e se tornou um clássico imortal das histórias em quadrinhos, principalmente pela intervenção do roteirista Alan Moore, que escreveu algumas das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos com o personagem.

 

JEAN GREY / DONNA TROY

Garota Marvel e Moça-Maravilha. Tróia e Fênix. A luz do sol e o reflexo na lua. Ainda adolescentes, elas integraram equipes de jovens heróis. Adultas, as duas já dispuseram do poder de deusas e ambas já abdicaram da própria vida em prol daqueles que amam e pelos ideais em que acreditam. Elas já morreram e já voltaram. São alicerces de amizade e fontes inesgotáveis de aconselhamentos e credibilidade para os X-Men e os Novos Titãs.

JESSICA JONES / QUESTÃO  

Ser um bom detetive é uma arte dominada com maestria por poucos. Enfrentar de corpo e alma as consequências dessa profissão ingrata, é para menos ainda. Será que vale à pena? Tudo depende da resposta que você procura. Jessica poderia usar um uniforme colorido e exibir sua força descomunal. Escolher um nome extravagante e se tornar uma super-heroína. Ou simplesmente ficar à frente de sua própria agência. A detetive Renee Montoya poderia ocultar sua face e desvendar crimes pelas ruas sombrias de Gotham. Ou poderia voltar a ativa na policia, deixando essa coisa de vigilantismo para trás. Ou elas poderiam estar em casa vendo tevê, tomando uma dose de Whisky barato. E um homem chamado Vic Sage poderia voltar dos mortos obcecado por incontáveis teorias da conspiração. Tudo depende da pergunta que você se fez. Quando o dever bater à sua porta, qual será a resposta?

CAPITÃ MARVEL / MULHER GAVIÃO

Elas ressurgem em diversas encarnações, sempre mudadas, sempre melhores. Carol Danvers já foi Miss Marvel, Binária, Warbird e agora se veste com a sua melhor versão. Shayera Hall já foi Policial Thanagariana, princesa egípcia, arqueóloga e humana. Em uma de suas encarnações e na Terra 2, ela é Kendra Saunders, a Garota-Gavião. Dentre tantas versões, quem você escolheria para liderar uma rebelião espacial de proporções cósmicas capazes de arrasar galáxias? Digamos que você é um cara de sorte e tem a oportunidade de escolher as pessoas! Imagine alguém com o poder da Capitã Marvel aliada ao conhecimento tático e determinação irrefreável da Mulher Gavião? Eu não sei se você venceria a guerra, mas sinto muita pena de quem se opusesse ao poder delas combinado.

PANTERA NEGRA / BATWOMAN

Escolher um totem animal para servir de máscara e/ou escudo não é novidade no mundo dos heróis.  Mas poucos são dignos de vestir uma “pele” felina ou a de um morcego. Um rei africano e uma vigilante numa selva de pedra.  A pantera espreita enquanto o morcego aguarda. A noite é sua morada e sempre é tempo de caça. Eles são predadores e já provaram o sabor do sangue. Ambos combatem as trevas e não temem as consequências. Seres noturnos tão diferentes que provavelmente acabariam se matando num momento de loucura e frenesi. Mas nada mudaria o que os une… o abraço da noite.

MULHER GATO / MULHER-ARANHA

A gata é uma ladra, mas tem bom coração. Talvez por isso, acabe transitando entre o mundo das vilãs e das heroínas, sendo perdoada por seus crimes pelo maior vigilante da cidade. Mas a Mulher-Aranha seria tão condescendente? Ela está acostumada (mais ou menos) a lidar com uma outra gata de cabelos brancos cuja personalidade é bem diferente de Selina. O Batman prenderia a Gata Negra? E o Homem Aranha, cederia aos encantos da Mulher-Gato? Não importa, entre Selina Kyle e Jessica Drew a barra ia pesar feio. A Mulher Aranha tem grandes poderes e grandes responsabilidades, e a Mulher-Gato não tem poder nenhum e também não mede as consequências de seus atos. Só que elas são muito mais do que isso, vão além de uma heroína prendendo uma ladra. Existem verdadeiros males lá fora e as habilidades das duas poderia salvar muitas vidas. A gata já se aliou ao morcego na noite. Por que não com uma aranha?

MISS MARVEL / BATGIRL

Eu tenho quase certeza que elas seriam Best Friends Forever. Combatendo o crime e falando sobre garotos. Falando sobre garotos combatendo crimes. Combatendo o crime e postando sobre garotos nas redes sociais. E fazendo planos para o futuro e questionamentos sobre o que esperar da vida adulta… Liga da Justiça ou Vingadores? Carreira solo ou dupla dinâmica? Até que alguém como Dick Grayson aparecesse na frente delas. Ou Miles Morales. As amigas se apaixonariam pelo mesmo cara? Haveria ciúmes? Elas romperiam a amizade e brigariam sobre os arranha-céus? Haveria manifestação de poderes e bombas de fumaça? Ou elas chegariam a conclusão de que não precisam deles e que sua amizade é mais importante? Best Friends Forever. As mais diferentes, as mais parecidas.

VIXEN / GROOT

A comunhão entre os seres vivos já foi explorada através de muitos outros personagens, mas a natureza é muito mais diversa do que isso, nem tudo é verde e vermelho, e as forças naturais que regem a vida não deixaram de se curvar diante dessa mulher e esse ser vegetal alienígena. Vixen já vivenciou as nuances da vida, na Terra e fora dela. E sabe que somos muito mais do que podemos imaginar. Estamos além de nossas supostas diferenças. Podemos abraçar a causa em que acreditamos e nos tornar guardiões dos animais, dos vegetais, guardiões de mundos. Guardiões da galáxia. Somos todos um. Somos Groot.

AQUAMAN / THOR

O Rei da Atlântida e o Deus do Trovão. Céu e mar revoltos, no prenúncio da tempestade. Será que Odin já comungou com Poseidon, apesar de oriundos de mitologias diferentes? As mais distintas culturas podem se tocar naquilo que faz delas o que são? Realeza e divindade. Heroísmo. Quem é digno de erguer o martelo ou de se sentar no trono do reino? O que os separa faria deles inimigos, rivais? Ou companheiros de batalha, amigos, irmãos? E o que os meio-irmãos de ambos fariam a respeito?

 Menção Honrosa:

 ARCANJO/ SPAWN

*Sim, ciente que o Spawn é um personagem da Image Comics.

Um Cavaleiro do Apocalipse e um Soldado do Inferno. Um mutante em busca de igualdade e um humano lutando por redenção. Quem faz de nossas vidas Céu ou inferno além de nós mesmos? Porque deixamos o mal assumir nossas emoções e não nos permitimos perdoar? Quem de nós é Anjo ou Demônio? Qual a necessidade dessas máscaras e rótulos? Podemos escolher? Não nos foi dada essa dádiva? O bem e o mal não existem separadamente, como gostamos de imaginar. Eles estão misturados no mesmo recipiente de que somos formados. Veneno e antídoto. Somos nada mais do que aquilo que decidimos ser, independente das desculpas convincentes e elaboradas que criamos para iludir a todos, inclusive a nós.

No final das contas, tudo são apenas máscaras.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s