Conheçam o Novo Super-Man!

Por Henry Garrit

Kong Kenan é um jovem metido a valentão de Xangai que vive uma rotina de brigas e problemas familiares, até se envolver com um super-vilão e ser recrutado pelo governo chinês, mais especificamente pelo Ministério da Autoconfiança, onde recebe poderes que fazem dele nada mais nada menos que o Novo Super-Man! Agora ele precisa se unir ao Bat-Man e a Mulher Maravilha da Liga da Justiça da China para salvar o dia de todo o tipo de vilões e terroristas. Mas a primeira grande lição heroica que Kenan precisa aprender é distinguir os nuances que separam o bem e o mal, e descobrir da pior maneira que nem tudo é preto no branco…

Então, a DC inventou um “Novo Super-Man” chinês!

O que podemos esperar dessa ideia inusitada?

Bem, decidi embarcar nessa leitura totalmente às cegas, sem ter ideia do que esperar, mas com a mente aberta e com um baita otimismo. Sou favorável a expansão de velhos conceitos a novos formatos, desde que isso gere boas histórias e aventuras dignas do investimento do leitor de quadrinhos que curte essa arte e deseja boas aquisições para sua coleção. E sim, existe a questão da inclusão racial e a visibilidade de minorias. Mas repito: É preciso que esse movimento seja acompanhado de boas histórias, ou corre o risco de se tornar uma militância vazia.

Felizmente, não foi esse o caso aqui.  Esqueça qualquer estranhamento e se deixe surpreender. O novo Super-Man é uma baita HQ divertida! Leve e descontraída, apesar de tratar de ataques terroristas e dissidências políticas, o faz de forma light, e usa a ingenuidade do protagonista como fio condutor da trama, nos mostrando sua evolução no decorrer do percurso, bem como sua interação com os outros heróis e vilões, e seu crescimento como figura heroica. Claro, essa evolução acontece de forma acelerada para nos apresentar uma revista mais dinâmica, mas apesar dessa “pressa”, as etapas são mostradas, desde a primeira cena de Kenan como um valentão, sua relação com seu pai, e a descoberta da responsabilidade de ostentar o nome “Super-Man”.

O humor é a forma encontrada pelo autor para cativar os leitores, na maioria das vezes sendo bem sucedido em criar uma conexão entre o personagem e o público jovem.

No fim das contas, o roteirista Gene Luen Yang é feliz em contar uma história de intrigas e segredos de família bem amarradinha, apesar de alguns clichês, o que não prejudica o desenvolvimento da trama e a dinâmica entre os personagens. O autor faz algumas brincadeiras com os nomes deles, algumas bem óbvias como a homenagem ao Superman original, a começar pelo próprio nome do protagonista, cujas iniciais possuem a repetição fonética, Kong Kenan, em alusão a Clark Kent e o fato dele se apaixonar por uma repórter (de tevê) chamada Laney Lan (em alusão a Lois Lane, ou Lana Lang, se preferir), sem falar de uma certa cena que emula a clássica capa de Action Comics #1, de 1938, onde se deu a estréia do Superman.

Apesar de não ter um roteiro complexo, ele é bem estruturado, ligando de forma inteligente as motivações dos vilões ao Kenan de forma pessoal. Além disso, a equipe chinesa de heróis da DC criada por Grant Morrison não foi esquecida; Os Dez Grandiosos marcam presença com a liderança de seu Augusto General de Ferro na batalha final que envolve um clássico inimigo da Liga da Justiça Original.

Os desenhos são de Viktor Bogdanovic com a arte-final de Richard Friend, que conseguem representar bem as sequencias de ação mais sérias e os momentos de humor que se alternam durante a história, e mesmo sem ser impressionante, cumprem sua função sem comprometer o ritmo proposto pelo autor.

O saldo final nos mostra que Kong Kenan, no começo mostrado como alguém altamente subestimado, prova que pode ser um grande personagem, com características que o distinguem do Superman do Kansas, fazendo com que seja digno de ostentar o símbolo e o nome do Homem de Aço.

Eu realmente fiquei interessado em acompanhar os próximos capítulos das desventuras desse novo Super-Man… então, me parece que contrariando várias projeções negativas, os autores foram bem sucedidos em sua empreitada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s