PROMETHEA – EDIÇÃO DEFINITIVA – VOLUME DOIS

887

Por Henry Garrit

Clique se quiser ler antes a resenha do volume 01 de Promethea.

448

A jornada de Sofia, empoderada pela presença de Prometeia através das esferas que permeiam a grande árvore da vida ao lado de sua amiga Bárbara continua, conduzindo-nos de forma didática por entre os caminhos do além até que esta se reencontre com seu falecido marido Steve a fim de se reunir com ele na eternidade. Mas não pense que o pós vida foi entregue de bandeja pela história. E, dado o detalhamento com que é mostrado, poderia causar essa falsa impressão. No entanto, essa é a experiência pessoal delas, e seu ponto de vista único dessa jornada.

A grande missão de Prometeia, entretanto, é algo bem mais abrangente. Ela deve decretar o apocalipse… E não vou mentir, nesse intento foi perfeitamente bem sucedida.

Em meio a vários ínterins, além de tentar sobreviver a seus próprios desafios metafísicos, derrotar seus oponentes, travar uma batalha entre Prometeias, e até mesmo sofrer um julgamento na Imatéria, temos a resolução dos dilemas dos carismáticos (ou nem tanto) coadjuvantes da história, como Stacia, Os Cinco Caras Legais, O Templo e o Boneco Pintado, além é claro do destino da própria Sofia Bangs. A participação de outros personagens como Tom Strong é um adereço gratificante, que não ofusca o brilho da protagonista.

47

Em alguns momentos, me vieram lágrimas aos olhos, mas não era  tristeza ou felicidade, mas perplexidade diante da magnitude da mensagem que essa história tentou passar. E digo, ela falhou, não foi capaz de fazê-lo em sua plenitude, mas me levou até o ponto mais próximo disso possível, mostrou todas direções, e dentro de todos os recursos possíveis a uma história em quadrinhos, tentou ilustrar a expansão dessa ideia. Mas é claro que falhou, esse nunca foi o objetivo, eu creio. Por que fazer uma maquete do universo, quando o texto nos propõe a encontrá-lo nós mesmos?

Alan Moore fez um trabalho hercúleo ao contar essa história, sem medo de atravessar barreiras, indo até onde necessário, forçando ao máximo os limites de seu parceiro, o artista J.H. Williams III, que felizmente possui uma sensibilidade imensa e topou embarcar nessa insana expedição através do âmago das histórias, e juntos mapearam a estrutura do tempo e do espaço, dissecaram a matéria da qual a imaginação é feita e decantaram a essência dos sonhos, decompondo-a em frascos multicoloridos para que  pudêssemos enxerga-los, um a um.

E é claro, eles falharam. Ainda que a edição venha com um encarte que debela a última história de forma simultânea e linear, forçando nossas mentes e se readaptar a forma como vemos o mundo, obviamente eles falharam, felizmente eles falharam. Entregar os esquemas da criação, seria o mesmo que matar em nós a capacidade de buscá-los.

O que eles nos deixam é a tarefa involuntária de imaginá-los e criá-los nós mesmos.

8852

Como personagem que encarna uma ideia, como super-heroína, como modelo de protagonismo feminino, como avatar da magia, como inspiração para leitores e autores, como algumas horas de entretenimento ou como alvo de intensa reflexão… Promethea alcança êxito com todo o louvor.

Toda mudança é interna, e apenas aos olhos de quem observa, cabe julgar o quanto tudo mudou.

874587488

S_Final

Curte FANTASIA e AVENTURA?

IRREALIDADES vai te surpreender ao apresentar mundos sombrios, futuros perigosamente possíveis e aventuras em guerras tecnológicas em planetas distantes!

Prefere TERROR e SUSPENSE?

Então não deixe de conhecer também  AS COISAS NO ESCURO!

Nessa breve coleção de contos, apresento-lhes alguns de meus devaneios e fantasmas, muitas de minhas próprias experiências contadas de forma absurdamente exagerada; e também revelo alguns de meus medos e esperanças.  Vocês sabem… Todas essas coisas que só vemos no escuro.

Adentre esse universo sombrio… se tiver coragem…

Clique para prévia gratuita!
Clique para prévia gratuita!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s