Tom Strong: A Origem

TOM-STRONG-A-ORIGEM

Por Henry Garrit

O maior herói de Millennium City está prestes a completar cem anos de idade. Não que isso seja um problema. Tom Strong ainda aparenta ter, vamos lá, no máximo quarenta? É claro que isso não importa, pois ele continua sendo um prodígio da ciência e uma referência em vigor atlético.

Mas quem é Tom Strong mesmo?

Isso é o que o encadernado publicado no Brasil pela Panini se propõe a contar, e o faz de forma impecável, com o texto afiadíssimo de Alan Moore. Desde a primeira página, temos uma introdução do autor, onde nos primeiros parágrafos quase acreditamos ser o relato de eventos reais aos quais ele teria se baseado para construir sua narrativa. Mas não. Tudo é a narrativa, ela já começa ali, com um universo incrivelmente detalhado criado para comportar a existência do protagonista. (Lembrando que é o mesmo universo onde vive a personagem Promethea, também criada por Moore, que teve seu crossover com Tom Strong.)

No decorrer das primeiras histórias, e principalmente se você for um leitor de primeira viagem da série, vai perceber que o herói é tratado como uma celebridade estabelecida, com um texto que de fato nos convence da existência prévia dele. Aos poucos vamos  sabendo um pouco mais sobre o passado de Tom, e o recurso escolhido pelo autor para nos mostrar isso, foi usar os olhos do pequeno Timmy, um garoto que é fã do herói e adquire um gibi pelo correio, justamente com a biografia dele, e assim as narrativas se entrelaçam.

As histórias são ilustradas com primor por Chris Sprouse, cocriador do personagem junto com Moore, e arte-finalizadas por Al Gordon. Nesse primeiro arco, participaram também os artistas Arthur Adams, Gary Frank, Dave Gibbons e Jerry Ordway, em histórias complementares que Moore parece ter escrito especialmente para cada desenhista.

tomstrongone11

Dotado de habilidades que fazem dele muito mais forte que um homem comum, filho de um cientista genial, ele viu seus pais serem mortos e teve que deixar a ilha paradisíaca onde foi criado para seguir com sua vida no mundo moderno.

Se prestarem atenção, o paragrafo acima funde características das origens de Superman, Batman e Mulher Maravilha e todas elas definem a trajetória de Tom Strong, que une esses elementos sem ser uma cópia de nenhum deles.

Casado com Dhalua Strong, princesa do povo Ozu, oriundo de Attabar Teru, onde foi criado, eles tem uma filha, Tesla Strong, que eventualmente assume as atividades heroicas do pai quando ele está ausente, fazendo uma expedição em Vênus, por exemplo. Toda a família faz uso da substância conhecida como goloka, nativa da ilha de Attabar Teru, o que além de fortalecer seus corpos, garante a longevidade. Completando o time, eles contam com a ajuda do autômato Pneuman e do Rei Salomão, um símio superinteligente.

44

Durante sua vasta carreira, Tom Strong participou de diversas explorações, fez grandes amigos e inimigos, trouxe grandes invenções para a ciência e manteve-se sempre ativo em sua carreira heroica.

Mas agora ele completou cem anos… e suas aventuras parecem estar apenas começando

Aguarde em breve as resenhas dos próximos encadernados!

– CURIOSIDADE: O personagem foi criado dentro do selo American Best Comics da Wildstorm, que acabou sendo vendida para a DC. Ele ganhou uma nova casa então no selo Vertigo, mas recentemente foi anunciada sua publicação dentro do universo convencional de heróis da DC, inicialmente dentro do título The Terrifics.  A mesma coisa aconteceu com a personagem Promethea, que será utilizada na revista da Liga da Justiça.

Clique aqui para ler a resenha do encadernado Tom Strong e a Invasão das Formigas Gigantes, publicado no Brasil pela editora Pixel Media.

S_Final

Conheça o novíssimo livro de Henry Garrit:  IRREALIDADES! 

CAPA IRREALIDADES

Irrealidades vai te surpreender ao apresentar mundos sombrios, futuros perigosamente possíveis e aventuras em guerras tecnológicas em planetas distantes!

Arte de Capa: Yoanna Viktorova (Ilustradora de cards de Magic).

Ilustrações internas: Andressa Aboud e Klaus.

125 páginas.

Adquira IRREALIDADES clicando aqui!

 

Caso você goste de histórias de TERROR e SUSPENSE, não deixe de conhecer também  AS COISAS NO ESCURO, em 24 páginas de contos que vão mexer com seus nervos… Adentre o universo sombrio de AS COISAS NO ESCURO clicando AQUI … se tiver coragem…

CAPA AS COISAS NO ESCURO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s