JOHN CONSTANTINE: HELLBLAZER! – ORIGENS VOLUME 7 – “O CORAÇÃO DO MENINO MORTO”

hellblazer-origens-vol7-a84d20feef2adde02f51631e1984cac1-1024-1024

Por Henry Garrit

Visitando o passado, encontramos um garoto que não se conforma com todas as restrições e imposições que lhe são aplicadas e tenta encontrar o caminho para sua liberdade, com seus sonhos e fantasias. Até aí tudo normal, se esse menino não fosse John Constantine e se a magia já não estivesse predestinada a ele desde sempre.

Num conto no melhor estilo “Stephen King“, em “O Coração do Menino Morto” vemos as desventuras de um jovem órfão de mãe, carente do amor do pai, e com uma irmã tolerante, ainda que jovem demais para preencher o vazio em seu peito. Sofrendo com os abusos de meninos mais velhos, aceita o desafio de invadir um casebre precário onde segundo eles vive o “bicho papão”, mesmo que seja apenas um homem desfavorecido com um segredo jamais revelado. É nessa jornada infantil que ele encontra os restos mortais do que parece ser outro garoto… e seu coração petrificado, o qual ele guarda consigo como um talismã, e com o qual comete um ato terrível que passa e lhe assombrar.

Young-John

Da tenra infância vamos a um futuro envelhecido, nas histórias “O Enforcado” e “O Mago“, onde o funeral de Constantine está sendo preparado por seus amigos mais chegados. Gary Lester, Marj, Zed , Errol, Mercury e muitos outros preparam a despedida de seu grande amigo, em Ravenscar, seu Santuário de magia e arte, e a dádiva de Constantine para o mundo.

Mas calma, o que está errado aí? Desde quando John tem “muitos” amigos? Ravenscar não era um hospício? Constantine deixando uma “dádiva” para o mundo? Alguma coisa errada não está certa…

hellblazer-40-p25-panel (1)

Enquanto isso, no presente, acompanhamos em “O País Desconhecido” a estadia de Constantine no “Coração de Ouro“, o ônibus onde está vivendo atualmente com Marj e Mercury, relativamente afastado dos problemas demoníacos, mas definitivamente nada afastado de problemas. Mercury é uma psíquica de nível altíssimo, fato comprovado por sua atuação salvando o dia da Máquina do Medo.  Mas também é uma jovem descobrindo a vida e o amor. Seu envolvimento com um rapaz chamado Martin nas histórias “Trabalho de Homem” e “Brincadeiras de Menino” poderia ser apenas mais uma paixonite adolescente, mas é claro que o pai dele é um porco machista, violento e retrógrado, dono de um abatedouro onde comete atrocidades sem nenhum tipo de bom senso ou respeito, e tenta arrastar o filho para esse mundo de vísceras, sangue e tortura. Acontece que o rapaz tem aversão a tudo isso, é vegetariano e protetor dos animais, o que os coloca num impasse brutal… e a presença de Mercury não deixa as coisas mais fáceis.

Em Outra Parte do Inferno” ficamos sabendo um pouco mais sobre o passado do mago e sua relação com seu parceiro para todas as horas, Chas. Talvez no seu primeiro embate contra outra pessoa usuária de magia, John precisou se submeter a terríveis provações ao enfrentar a asquerosa bruxa conhecida como “Rainha” e sua macaca, “Vadia”, para quebrar o ciclo de tormento pelo qual seu amigo passava.

Fechando a edição temos uma história de ano novo (já publicada no especial “Hellblazer: Cidade dos Demônios”), “O Carteado de Natal” com arte do incrível David Lloyd (V de Vingança) onde ele precisa recuperar um artefato místico e salvar a vida de uma criança, e o conto “O Gangster, a Puta e o Mago“, onde Delano discorre num texto debochado numa história contada em forma de livro ilustrado com a bela arte de Tim Bradstreet (lendário capista da série).

Esse último número da série ORIGENS é também a despedida de Jamie Delano do título, compilando não apenas as histórias de seu run até a edição 40 de Hellblazer, mas também o one shot que ele escreveria depois na edição 84, além de um conto publicado em Hellblazer Secret Files e sua derradeira fala sobre o mago, numa HQ curta publicada em Hellblazer 250.

O traço simples mas nada simplório de Sean Phillips continua a dar o tom irônico e despretensioso perfeito para a série, tendo sido auxiliado por Steve Pugh (Homem Animal) desenhando como ninguém o lado podre dos homens e a mágica onírica do traço de Dave McKean (capista de Sandman) dando consistência e textura aos sonhos do roteirista para o mago.

I-am-the-Magus

Jamie Delano foi impecável desde o inicio, construindo as bases que fariam de Constantine quem ele é até hoje. Se Alan Moore é o “pai biológico” que o colocou no mundo, foi Delano quem o criou como um pai adotivo amoroso, estabelecendo seu passado, seus entes queridos, seu caráter e seu futuro. Além de é claro, muitos segredos, alguns deles revelados nesse número.

Caso a série tivesse sido encerrada no número 40, Delano a teria finalizado com muita categoria e respeito por toda a trajetória do personagem até ali.

“Do útero ao túmulo e então DE VOLTA OUTRA VEZ.

A JORNADA CONTINUA”. 

E com isso concluímos as resenhas de toda a série ORIGENS do mago inglês, só para começar a série seguinte publicada pela Panini: INFERNAL.

Se liga no Santuário e não perca nenhuma novidade!

Resenhas anteriores de Hellblazer – Origens:

Vol. 1  – PECADOS ORIGINAIS

Vol. 2  – TRIÂNGULOS INFERNAIS

Vol. 3  – NEWCASTLE E A MÁQUINA DO MEDO, ATO I

Vol. 4  – A MÁQUINA DO MEDO – ATO II

Vol. 5 – HISTÓRIAS RARAS

Vol. 6 – O HOMEM DE FAMÍLIA

S_Final

Curte FANTASIA e AVENTURA?

IRREALIDADES vai te surpreender ao apresentar mundos sombrios, futuros perigosamente possíveis e aventuras em guerras tecnológicas em planetas distantes!

Prefere TERROR e SUSPENSE?

Então não deixe de conhecer também  AS COISAS NO ESCURO!

Nessa breve coleção de contos, apresento-lhes alguns de meus devaneios e fantasmas, muitas de minhas próprias experiências contadas de forma absurdamente exagerada; e também revelo alguns de meus medos e esperanças.  Vocês sabem… Todas essas coisas que só vemos no escuro.

Adentre esse universo sombrio… se tiver coragem…

Clique para prévia gratuita!
Clique para prévia gratuita!

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s