Homem-Animal – O EVANGELHO DO COIOTE

ha-eva

Por Henry Garrit

Buddy Baker é um pai de família desempregado que tenta retomar sua carreira de super-herói como o (pouco) conhecido “Homem-Animal“. Com a ajuda de seu amigo Roger, ele dá uma entrevista na tevê (onde se torna motivo de chacota do apresentador), que lhe garante seu primeiro caso em sua nova fase: Investigar uma invasão envolvendo manipulações estranhas com chimpanzés nos Laboratórios Star.

E as estranhezas não parariam por aí. Com essa premissa, Grant Morrison traçou sua jornada ao personagem, inicialmente pensada para ser uma minissérie em quatro números que acabou se tornando um título mensal onde o roteirista ficaria por vinte e seis edições.

O primeiro arco coloca Buddy frente ao ”Fera Buana“, e inicia alguns dos pertinentes questionamentos que a série geraria em sua existência. Enquanto narrava as bizarras e interessantíssimas aventuras do “Zoológico Humano“, nos mostrou a precária situação dos animais brutalmente torturados em laboratórios, abatedouros e mesmo ao ar livre onde são vítimas de caça esportiva, um extermínio que serve apenas ao “lazer” dos assim chamados animais “racionais”.

am3

Buddy nem sempre fora um protetor dos animais; antes do acidente que lhe conferiu poderes, praticava até mesmo a famigerada caça. Ao se conectar com eles, no entanto, conseguiu colocar-se em seu lugar e desde então vem tentando mostrar as pessoas que não é preciso fazer da vida dos animais um inferno na Terra.

Essa mensagem fica clara com a premiada história “O Evangelho Segundo o Coiote“, repleta de simbolismo religioso, é uma metáfora que usa desenhos animados para ilustrar a degradação de uma espécie, tendo como fio condutor o coiote “Ardiloso”, que se oferece em sacrifício para tentar salvar seus irmãos.

Animal-Man-5-Third-Picture

Durante a passagem de Morrison pelo título, ocorreu a mega saga INVASÃO, onde todas as revistas se conectaram ao evento. Com isso, tivemos a história “Aves de Rapina”, onde Buddy tem que lidar com um ataque de Thanagarianos e a surpreendente “A Morte do Máscara Vermelha“, onde a detonação da “Bomba Genética” em uma Invasão já praticamente finalizada, afetou drasticamente os poderes de Buddy por um bom tempo, interferindo em sua performance como membro recém filiado da Liga da Justiça Europa. Mesmo assim vemos a boa vontade do Caçador de Marte em ajudá-lo com essa dificuldade, o ataque do Mestre dos Espelhos à sua residência (contratado por corporações poderosas em retaliação por seu ativismo pela causa animal). Concomitante a isso, Morrison já começava a esboçar nas sombras alguns pequenos mistérios que culminariam nos importantes acontecimentos futuros na vida do herói.

Ilustrada quase que completamente por Chas Truog e Doug Hazlewood, com alguns números desenhados por Tom Grummett com traços similares porém bem característicos, que mantiveram a harmonia da linha narrativa, numa arte clara e expressiva. A revista teve o privilégio de ter suas capas ilustradas brilhantemente por Brian Bolland, o que só a enriqueceu como um todo.

Animal_Man_11

Uma das melhores séries da DC no finalzinho dos anos oitenta e começo de noventa, apesar de se passar dentro da continuidade do universo dos heróis, não demorou para ser transferida para o selo Vertigo, onde os autores que vieram depois de Morrison puderam explorar outras facetas do personagem sem se preocupar com a classificação indicativa. No entanto, mesmo essa primeira fase é hoje republicada em encadernados com o selo adulto da DC, como é o caso da edição brasileira lançada pela Panini.

Se liga no Santuário e leia em breve a resenha do próximo volume de Homem-Animal!

LEIA também:

Resenha de TODAS as edições de Homem Animal nos Novos 52!

Homem Animal: Espécie Anormal

Homem Animal: Evolua ou Morra!

S_Final

Curte FANTASIA e AVENTURA?

IRREALIDADES vai te surpreender ao apresentar mundos sombrios, futuros perigosamente possíveis e aventuras em guerras tecnológicas em planetas distantes!

Prefere TERROR e SUSPENSE?

Então não deixe de conhecer também  AS COISAS NO ESCURO!

Nessa breve coleção de contos, apresento-lhes alguns de meus devaneios e fantasmas, muitas de minhas próprias experiências contadas de forma absurdamente exagerada; e também revelo alguns de meus medos e esperanças.  Vocês sabem… Todas essas coisas que só vemos no escuro.

Adentre esse universo sombrio… se tiver coragem…

Clique para prévia gratuita!
Clique para prévia gratuita!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s