JOHN CONSTANTINE: HELLBLAZER! – ORIGENS VOLUME 8 – “A HORRORISTA & SANGUE RUIM”

CAPA_001_N_Hellblazer_Origens_008

“A alma morre se a gente para de sonhar”

Pois é, Fãs Devotos, eis que esta deveria ser a resenha de Hellblazer: Infernal Vol. 1, mas a Panini nos surpreendeu com um oitavo volume de “Origens”. Chegando tardiamente, este novo encadernado reúne histórias publicadas em minisséries especiais fora do título regular do mago inglês, finalizando todas as HQs escritas por Jamie Delano. Conforme errata publicada na edição, a história “Feliz Ano Novo, Caralho!” publicada no volume anterior foi creditada equivocadamente a Jamie Delano nos roteiros quando na verdade ela foi toda produzida por Dave Gibbons. Esse oitavo e inesperado (mas bem vindo) volume de “ORIGENS” fecha com a HQ “O Carteado de Natal”, publicada originalmente em 2009, escrita por (agora sim) Jamie Delano com arte de David Lloyd.

Falemos então sobre A HORRORISTA!

Uma jovem africana conhecida como Angel é adotada por uma família americana, mas ela possui um tenebroso dom que talvez nem por bem ou mal, mas mais por indiferença, o use por onde passa, fazendo vítimas aleatórias. Acontece que ela pode projetar os maiores horrores pessoais ocultos na mente humana, levando as pessoas a cometer os atos mais extremos. Constantine se sente atraído pela moça e empreende uma busca até ela, certamente para pará-la, porque ele é um cara muito gente fina e altruísta… Ou ele tem algum interesse pessoal nessa jornada?

David Lloyd (V de Vingança) assina a arte e nos entrega um material espetacular, fazendo com que visualmente a história valha muito à pena, ainda que o roteiro não seja desprezível.

Em SANGUE RUIM Delano nos transporta para Nova Londres em 2025, onde suas projeções sobre o futuro da monarquia britânica não foram exatamente acertadas (na verdade ele passou longe da realidade) mas gerou um enredo interessante, onde a magia fala mais baixo do que as intrigas políticas e a manipulação dos poderosos por mais poder. O velho Constantine, na casa dos seus setenta anos, não mudou tanto, mas parece um pouco mais (eu disse um pouco) humano e preocupado com o bem estar das pessoas à sua volta, incluindo Chas, que finalmente depois de anos vivendo essa “amizade abusiva” recebe alguma recompensa. A trama é muito bem elaborada,  com tudo muito bem estruturado e bem amarrado… Não é um Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, tampouco um Velho Logan de Mark Millar, mas sim uma história futurista com um experiente Constantine ainda trambiqueiro, envolvido em situações constrangedoras e lutando por seus objetivos com muita lábia e esperteza. Alguns podem sentir falta de magia, que de fato é pouco utilizada, talvez até pela idade do mago… É nítido na história que ele prefere esgotar todas as possibilidades antes de apelar para seus talentos com o sobrenatural.

A narrativa começa monótona mas vai aos poucos crescendo e ganhando nosso interesse até realmente nos fazer querer saber como aquilo tudo acaba.

Eu não amo os desenhos de Philip Bond (de Mate seu Namorado), e Warren Pleece, (de Os Invisíveis) não que eles sejam ruins, apenas acho que seu estilo (não consigo diferenciar um do outro) não combina com o personagem e a história teria ganhado mais com um traço menos caricato, apesar de ser recheada de momentos de humor negro.

Finalizando a edição, temos O CARTEADO DE NATAL.  Retomando a parceria entre Delano e Lloyd, esse conto mostra John num momento quase descontraído (em se tratando dele), onde a magia não é essencial, mas o espírito humano é testado e envereda por caminhos tortos capazes de nos surpreender.

Para todos que vêm acompanhando as resenhas de “HELLBLAZER – ORIGENS” aqui no Santuário, agora sim a finalizamos com esse oitavo “volume extra” e iniciaremos a próxima série do mago sacana, “INFERNAL“.

 

RECOMENDAÇÃO DO SANTUÁRIO!

Você ainda não leu IRREALIDADES??

“Irrealidades” é uma coleção de histórias surpreendentes que irão te levar a mundos sombrios, futuros perigosamente possíveis e guerras tecnológicas em planetas distantes!

Clique na imagem e aventure-se agora mesmo!

CAPA IRREALIDADES

Se liga no Santuário e não perca nenhuma novidade!  Resenhas anteriores de Hellblazer – Origens:

Vol. 1  – PECADOS ORIGINAIS

Vol. 2  – TRIÂNGULOS INFERNAIS

Vol. 3  – NEWCASTLE E A MÁQUINA DO MEDO, ATO I

Vol. 4  – A MÁQUINA DO MEDO – ATO II

Vol. 5 – HISTÓRIAS RARAS

Vol. 6 – O HOMEM DE FAMÍLIA

Vol. 7 – O CORAÇÃO DO MENINO MORTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s