FÁBULAS – O Grande Encontro

Resenha do encadernado FÁBULAS – O GRANDE ENCONTRO, publicado no Brasil pela Panini, reunindo os títulos Fables 83-85, Jack of Fables 33-35, The Literals 1-3

Roteiro de Bill Willingham e Matthew Sturges. Arte de Mark Buckingham, Tony Akins, Russ Braun, Andrew Pepoy e Jose Marzán Jr.

Para quem não conhece a série FÁBULAS da Vertigo, basicamente se trata da história de vários personagens da literatura infanto-juvenil que para os “mundanos” são mera ficção, porém existem em outros reinos muito, muito distantes, eventualmente conectados entre si. A princípio, o pano de fundo é muito parecido com o da extinta série de tevê Once Upon a Time (só pra constar, os quadrinhos vieram antes). Se está familiarizado com o programa de tevê, já vai sacar mais ou menos como funcionam as Fábulas da Vertigo, mas calma, antes que os fãs (com toda a razão) comecem a me xingar, esse foi só um exemplo para ajudar a situar os leitores de primeira viagem. Apesar da premissa similar, as histórias são muito diferentes, cada uma com rumos e desdobramentos completamente distintos.

Um déspota conhecido como ADVERSÁRIO dominou todos os reinos das Fábulas, escravizando-os e obrigando alguns poucos refugiados a buscar exílio no “mundo real”, onde se estabeleceram secretamente na “Cidade das Fábulas” e durante séculos (eles não envelhecem desde que as pessoas ainda se lembrem de suas histórias) vem tentando seguir com suas vidas. Obviamente seus “finais felizes” não foram necessariamente tão felizes assim, e entre assassinatos, traições e golpes pelo poder, eles lutam para manter sua sociedade coesa. Algumas Fábulas não são humanas, mantendo sua forma original como animais falantes e impossibilitados de se misturar com os mundanos, e por isso vivem num local chamado simplesmente de Fazenda.

Depois de muitas aventuras e uma longa jornada, acompanhamos o casamento de Branca de Neve e Bigby (vulgo “Lobo Mau”), a revelação da verdadeira identidade do adversário, Gepeto (o pai do Pinoquio!), batalhas épicas numa guerra decisiva, a morte heroica do Garoto Azul e o surgimento de um novo poderoso inimigo.

E é a partir desse Grande Encontro ocorrido nesse encadernado, que é o 13º arco da longeva publicação, que foi escolhido o ponto de partida para uma série de resenhas que deverá seguir até o final. (Mas nada impede que depois revisitemos todos os arcos anteriores).

Reunindo o título principal com seus dois spin-offs (“João das Fábulas” e “Os Literais”) o evento conhecido como “O Grande Encontro” reuniu os personagens e as equipes criativas dos gibis contra uma ameaça vinda das páginas da revista do João enquanto outro perigo os espreita nas sombras, alguém muito pior do que o Adversário ou Kevin Thorn… (Kevin Quem? Continue lendo…)

Fábulas é o tipo de leitura cativante que prende nossa atenção e nos arremata com seus temas absurdos, mérito do tom da história dado pelos autores, que sabem dosar o nonsense da série com dramas humanos, aventura, toques de suspense e humor. O Grande Encontro desse encadernado coloca os personagens diante da ameaça de Kevin Thorn, que simplesmente possui o poder de “reescrever” toda a existência, ou simplesmente decretar o fim de tudo o que existe e esse vasto crossover ocorre ao mesmo tempo em que João Geada chega na Fazenda das Fábulas procurando por seu pai mas acaba caindo de cabeça nessa história…

O arco apresenta alguns desfechos interessantes para alguns personagens, além de recomeços para outros. E passada essa tempestade, as Fábulas remanescentes deverão se preparar para enfrentar uma terrível força das trevas que já os rodeia… Mas a gente continua essa história na próxima resenha!

Não perca os próximos desdobramentos de Fábulas aqui no Santuário!

Leia também: Fábulas – As 1001 Noites de Neve!

 

2 comentários sobre “FÁBULAS – O Grande Encontro

  1. oi bom dia e obrigado 

    “Que a força esteja com você!!” (Star Wars) “Longa vida e próspera!” (Spock – Star Trek)  “Nada tema, com o Ivan não há problema!”

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s