SHAZAM! Uma resenha relâmpago!

1 (6)

Bem vindos, Fãs Devotos!

Eis nosso parecer para o filme Shazam! Onde traremos opinião, crítica e especulações sobre o que esperar  para o futuro… Pode conter alguns spoilers, então se AINDA não viu o filme, espere um pouquinho antes de ler, ok?

É bom começar falando sobre a diferença entre o público que já conhece o personagem de longa data dos quadrinhos, desde que era conhecido como CAPITÃO MARVEL e aqueles que estão tendo contato com ele pela primeira vez, ou ainda que já tenham lido sua reformulação dos Novos 52.

Embora muitos elementos clássicos tenha sido descontinuados, muitas referências e homenagens estão presentes tanto nos Novos 52 quanto no filme (que claramente é baseado nessa reformulação). Então não esperem personagens como o Tio Marvel ou Sr. Malhado, o tigre, pelo menos por enquanto (muito embora dificilmente usem novamente o termo “Marvel” em qualquer desses personagens). Mas as homenagens saltam aos olhos no filme.

1 (2)
A clássica FAMÍLIA MARVEL!

Assim como na versão dos Novos 52, conhecemos no filme o jovem Billy Batson, um adolescente problemático que vive pulando de vários lares adotivos enquanto procura pela sua mãe, até que enfim é recebido na família de Victor e Rosa Vázquez, onde conhece seus novos irmãos.

Tanto Freddy Freeman quanto Mary Bromfield Já existiam nas HQs clássicas do herói, sendo conhecidos respectivamente Capitão Marvel Júnior e Mary Marvel (nessa continuidade, Mary e Billy eram irmãos gêmeos). Atualmente a família expandiu e conta com os novos e cativantes membros: Eugene Choi, Pedro Peña e Darla Dudley.

1 (1)
A nova versão nos quadrinhos, agora conhecida como FAMÍLIA SHAZAM!

Um ancião se apresenta como Shazam, o último de um concílio de magos, e agora que seus poderes e sua vida estão se esvaindo, ele precisa encontrar um campeão de coração puro que possa assumir seu lugar como guardião da Pedra da Eternidade e principalmente, responsável por manter aprisionados os Sete Pecados, entidades espirituais malignas que desejam destruir a humanidade.

Embora seja uma adaptação direta da versão criada por Geoff Johns e Gary Frank para os quadrinhos nos Novos 52, o filme apresenta discrepâncias e a principal delas é a ausência do vilão ADÃO NEGRO, sendo substituído pelo emblemático Doutor Silvana, que para suprir a falta do campeão renegado de Shazam, recebeu poderes temporários cedidos pelos Sete Pecados.

SHAZAM_MAR12_0014.dng
Billy Batson e seus irmãos em sua versão cinematográfica.

Diferente da temática sombria que a DC tomou em muitos de seus filmes e já abraçando versões mais otimistas de seus personagens (Como visto em Mulher Maravilha e Aquaman), Shazam é uma “comédia de ação”, com um enredo leve que dispensa toda a melancolia vista em Superman e Batman  por exemplo, ainda que faça questão de frisar que se passa nessa mesma continuidade.

A história deixa abertura para sequencias, e certamente deixou um gostinho de “Onde está o Adão Negro?”, que vem sendo cogitado em um filme solo há tempos, com The Rock interpretando o campeão renegado de Shazam. Com a boa aceitação desse longa, esse projeto parece ainda mais próximo e viável.

A leveza do filme pode incomodar os que esperavam uma aventura mais intensa, ou um humor mais ácido como o de Deadpool, mas a decisão se mostrou acertada, pois a história atinge em cheio seu público alvo, sem incomodar os fãs de quadrinhos, que por sinal, vão lembrar que essa ingenuidade do personagem é totalmente compatível com o histórico do antigo Capitão Marvel, atualmente conhecido como SHAZAM, o mortal mais poderoso da Terra!

1 (5)

FICHA TÉCNICA

Título original: Shazam!
Nacionalidade: EUA
Gêneros: Ação, Fantasia
Ano de produção: 2019
Estréia: 4 de abril de 2019 (Brasil)
Duração: 2h 12min
Classificação: 12 anos
Direção: David F. Sandberg
Roteiro: C.C. Beck, Henry Gayden, Darren Lemke, Bill Parker
Produção: Jeffrey Chernov, Dwayne Johnson, Peter Safran
Direção de fotografa: Maxime Alexandre
Edição: Michel Aller
Design de produção: Jennifer Spence
Direção de arte: Brandt Gordon, Colin Woods
Decoração de set: Shane Vieau
Figurino: Leah Butler
Estúdios: Warner Bros., DC Entertainment, DC Comics, New Line Cinema
Distribuição: Warner Bros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s